(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índice Cielo indica retração de 3,4% no varejo em setembro


postado em 15/10/2015 15:07

São Paulo, 15 - As vendas do comércio varejista caíram 3,4% em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O dado já leva em conta a inflação do período medida pelo IPCA. Com a retração, o indicador deflacionado acumula perda de 2,7% no terceiro trimestre de 2015 ante o mesmo período de 2014.

A pesquisa apontou que o comportamento negativo das vendas foi influenciado sobretudo pelo desempenho do varejo de bens duráveis. Materiais para Construção, Vestuário, Móveis, Eletro e Lojas de Departamento apresentaram retração em setembro. A razão apontada para esse desempenho é a maior dependência que esses setores têm do crédito, uma vez que as compras desses tipos de bem têm tipicamente valor médio mais alto.

Já o segmento de bens não duráveis, que inclui supermercados e hipermercados, teve desempenho superior à média em setembro, segundo o ICVA. O setor de drogarias e farmácias continuou com tendência positiva e puxou novamente as vendas para cima em setembro, sendo um dos poucos setores com alta na comparação com o mesmo mês do ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)