(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sindicato confirma mudança da produção da Suzuki de Itumbiara para Catalão


postado em 05/05/2015 20:37

São Paulo, 05 - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara (GO), Flávio Caetano, informou na noite desta terça-feira, 5, que a Suzuki comunicou oficialmente aos trabalhadores que suspenderá as operações na unidade instalada na cidade no início de junho e transferir a produção para a fábrica da Mitsubishi, coligada da marca no País, em Catalão (GO), a cerca de 200 quilômetros de distância. Mais cedo, uma fonte da empresa já tinha confirmado à informação ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

De acordo com Flávio Caetano, a montadora fez o anúncio oficial durante reunião no fim da tarde desta terça-feira. Até o início da tarde, ele afirmou que os metalúrgicos só tinham conhecimento da transferência por meio de boatos. O dirigente sindical disse que os cerca de 100 trabalhadores da linha de produção de Itumbiara serão convidados a se transferir para a unidade em Catalão. "Os que não aceitarem a proposta serão demitidos e indenizados pela empresa", afirmou.

Com a mudança, os modelos jipe Jimmy voltarão a ser totalmente fabricados em Catalão. Até então, os veículos começavam a ser produzidos na fábrica da Mitsubishi e eram finalizados em Itumbiara. A montadora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Uma fonte da companhia disse, porém, que a transferência se deve à crise pela qual a indústria automotiva passa e que o objetivo da Suzuki é retomar a produção na unidade "quando o mercado automotivo se normalizar".

A fábrica da Suzuki em Itumbiara foi anunciada no Salão do Automóvel de 2010, como um investimento de R$ 150 milhões, para uma produção anual de 7 mil unidades. A fábrica estava pronta desde o segundo semestre de 2012, mas só foi inaugurada no ano seguinte. Durante o período, a montadora utilizou a fábrica em Catalão da Mitsubishi para produzir o Jimmy. As duas marcas são representadas no Brasil pelo grupo Souza Ramos e pelo BTG Pactual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)