A Avianca anunciou na tarde desta sexta-feira que a agência de turismo ROD2, também conhecida como Time Brazil, deixou de pagar mais de 1,7 mil reservas de bilhetes aéreos para transporte com a companhia aérea, referentes a voos partindo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, com destino a Miami, Orlando, Lima e San Jose, com conexão ou escala em Bogotá/Lima todos a partir de 8 de março deste ano.
O principal parceiro da ROD2/Time Brasil é o Hotel Urbano, que obteve uma decisão judicial liminar, que determinou à Avianca, que embarcasse os passageiros, independentemente, do fato das reservas não terem sido pagas pela operadora de turismo. A Avianca, então, recorreu da referida medida cautelar e a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e revogou a liminar concedida ao Hotel Urbano. Diante dessa revogação, a Avianca informou que não embarcará os passageiros e explicou que como os dados dos clientes não foram repassados à companhia aérea, ela não pode avisá-los de que estão inadimplentes.
Procurada pelo em.com.br, a Avianca informou em nota, que "reforça que não tem a intenção de prejudicar os interessados em serem transportados por ela e, por tal motivo, informa que a postura da ROD2/Time Brazil, por não ter apresentado até o presente momento os dados de contato dos passageiros em questão, impedindo que os mesmos sejam alertados sobre a sua inadimplência, obriga a Aerovias Del Continente Americano S/A- AVIANCA INTERNACIONAL a tornar este fato de conhecimento de toda a população, sendo necessário que os clientes da ROD2/ Time Brazil/HOTEL URBANO entrem em contato com a agência para a regularização de seus bilhetes, pois as reservas foram suspensas".
O Hotel Urbano informou que pagou a operadora de turismo ROD2, também conhecida como Time Brazil, que emitiu os bilhetes aéreos e aparentemente não repassou o dinheiro à Avianca. O Hotel Urbano explicou ainda que todos os consumidores que compraram as passagens aéreas diretamente com eles terão o embarque garantido. Por meio de assessoria, o Hotel Urbano contou que está acompanhando de perto cada embarque dos consumidores pelos aeroportos do país, pagando pela segunda vez todas as passagens e realocando os passageiros da Avianca em outras empresas aéreas, quando necessário.
Em nota, o Hotel Urbano informou ainda, que está ao lado dos viajantes e que todos os passageiros foram e serão embarcados. A agência online de viagens divulgou a seguinte nota: “Aos clientes, colaboradores e ao mercado de turismo, o Hotel Urbano reitera que comprovou, inclusive judicialmente, que honrou todos os seus compromissos junto aos seus parceiros comerciais, inexistindo qualquer fatura ou pagamento em aberto.
Diante disso, o Hotel Urbano informa que está ao lado dos seus viajantes, prestando toda a assistência pertinente aos mesmos, e que irá seguir adotando as medidas legais possíveis e necessárias para assegurar os direitos dos seus consumidores.
Tendo por princípio oferecer sempre a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos nossos milhões de clientes, o Hotel Urbano reforça que os seus consumidores estão em primeiro lugar e nunca ficaram, nem ficarão, sem assistência.
É importante frisar que essa questão judicial não está prejudicando em nada os consumidores. O Hotel Urbano está acompanhando de perto cada embarque e pagando – pela segunda vez – todas as passagens relacionadas aos passageiros que a Avianca está deixando, de forma arbitrária, no chão. Todos os clientes foram e serão embarcados normalmente".