(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Delícias produzidas em Minas desembarcam em Dubai

Meca do Oriente Médio receberá missão de empresas em grande feira de alimentos. Pão de queijo, café e massas disputam mercado


postado em 05/02/2015 06:00 / atualizado em 05/02/2015 07:27

Do pão de queijo ao café moído e torrado, passando por ervas, massas e biscoitos, as delícias produzidas em Minas Gerais estão conquistando o paladar dos consumidores do Oriente Médio, que já é visto como destino promissor das exportações brasileiras. Somente em 2014, o país exportou US$ 4 bilhões em alimentos e bebidas para a região de tradições árabes. A receita corresponde a 6% do total de embarques feitos pelo Brasil no ano passado (US$ 68,13 bilhões). De olho nesse novo mercado, que, segundo empresários, oferece excelente potencial consumidor e importador, neste domingo representantes de seis empresas mineiras desembarcam em Dubai,capital dos Emirados Árabes Unidos, com a expectativa de avalancar os negócios em até 40%.

O grupo integra a missão de 72 empresas brasileiras, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que participa até dia 12 da Gulfood, considerada a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. O evento conta com cerca de 5 mil expositores de mais de 120 países. Em 2014, atraiu 80 mil visitantes de 170 localidades no mundo. No ano passado, de acordo com a Apex-Brasil, as empresas brasileiras participantes fecharam US$ 653 milhões em negócios e a expectativa para 2015 é de uma cifra em torno de 10% maior.

Estratégica, a Gulfood envolve dezenas de países do Oriente Médio, África e Ásia, o que permite abertura a uma diversidade de produtos. Das seis empresas mineiras que vão levar seus sabores à feira, participante antiga do evento, a Maricota Alimentos, fundada em 1991, em Luz, no Centro-Oeste de Minas mantém um escritório local em Dubai. Especializada no ramo de pães de queijo, a empresa produz também biscoitos e pratos prontos, entre outros itens. “Temos uma produção mensal de 1, 8 mil toneladas e há oito anos estamos exportando cerca de 40% do que produzimos para 15 países”, conta a analista de comércio exterior da Maricota, Marília Estalaor.

A experiência de comércio com os Emirados Árabes há três anos resultou na criação da marca Maricota Dubai. Em novembro, a empresa mineira embarcou ao país um contêiner com cerca de 1,5 mil caixas de pão de queijo. “Já estamos enviando uma outra remessa este mês e programamos mais uma para agosto. Este ano, a nossa intenção é aumentar em 40% as exportações para a região”, diz Marília. Participarão, também, do evento em Dubai as mineiras Embaré, Café Bom Dia, Fazenda Caeté, Mataboi e Phyto Planet.

De acordo com o gerente executivo de imagem e acesso a mercados da Apex-Brasil, Rafael Prado, o Brasil terá neste evento um pavilhão de mais de 1 mil metros quadrados. “O país participa disso há mais de 10 anos. Há um retorno representativo, pois circulam por lá atacadistas, distribuidores, investidores e parceiros”, afirma. Contando com uma população de alto poder aquisitivo, Dubai, segundo Rafael , tem um mercado consumidor crescente. Prova disso é que cerca de 70% da carne e frango exportados pelo Brasil vão para os Emirados Árabes.

A Phyto Planet vai participar da feira pela primeira vez. A empresa nasceu em Viçosa, na Zona da Mata mineira em 2006 e atua somente no mercado externo. “Exportamos açaí, ervas, guaraná e mate, produtos produzidos nas indústrias brasileiras ”, conta o diretor executivo da Phyto Planet, George Lage. Segundo ele, os principais clientes, até o momento, são do Canadá, Alemanha, Coreia, China e Rússia. “Os países árabes são um mercado interessante e com um alta demanda de importação. A Arábia Saudita, por exemplo, importa 85% dos alimentos que consome. Por isso, a nossa participação na feira é muito boa, porque vamos ampliar nosso leque ”, analisa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)