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Estado de Minas

Com alta do dólar, brasileiros buscam destinos nacionais

A expectativa é que haja novas ofertas em função dos roteiros ainda disponíveis


postado em 23/12/2014 08:06

Maria-fumaça que faz o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, passando por Farroupilha, na Serra Gaúcha, é um dos concorridos passeios do lugar(foto: Brocker/Divulgação - 2013 30/4/10))
Maria-fumaça que faz o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, passando por Farroupilha, na Serra Gaúcha, é um dos concorridos passeios do lugar (foto: Brocker/Divulgação - 2013 30/4/10))
Que a disparada do dólar tem atrapalhado bastante o planejamento das férias do brasileiro que pretendia ir para o exterior, isso não há como negar. Que uma parte dos viajantes de fim e início de ano estão buscando destinos nacionais como alternativas, também é uma verdade. O que as agências mineiras têm divergido é quanto ao número: de oito em cada 10 brasileiros pretendem fazer turismo interno nos próximos meses, de acordo com dados de pesquisa do Ministério do Turismo.

Na Primus Turismo, que trabalha com pacotes de viagens internas e externas, o fechamento de destinos continua a pleno vapor. “O preço do dólar tem tido sim alguma influência na conclusão de pacotes para o exterior, mas para quem está decidindo agora. No nosso caso, grande parte das viagens foram resolvidas com antecedência, não havendo, portanto, maiores alterações”, diz o diretor da empresa, Humberto Vieira, salientando que Orlando, Nova York e Miami, nos Estados Unidos, Santiago do Chile e Buenos Aires, na América do Sul, e ilhas caribenhas são os destinos prediletos no exterior. “Já aqui dentro do país, o Nordeste, com seus resorts, especialmente na Bahia, Pernambuco e Alagoas, lideram a preferência. Durante este mês, crescem bastante também os pedidos para a Serra Gaúcha, especialmente Gramado”, afirma.

Fabiani Carmo, supervisora do setor de Turismo de Lazer da Exodus Turismo, concorda que as pessoas que se programaram e compraram antes estão indo para o exterior, mas quem está decidindo por agora está preferindo o Brasil. “As vendas de destinos nacionais cresceram 15% em relação ao ano passado e já estamos com mais de 70% dos nossos pacotes comercializados”, informa, destacando também os resorts nordestinos como os mais procurados. “Quase já não há vagas para eles e os turistas estão procurando muito por hotéis nas orlas de Natal, Salvador, Recife, Fortaleza etc. Florianóplis, em Santa Catarina, é também boa opção turística. Já para o exterior, Cancun, na costa mexicana, é o destino mais buscado na Exodus”, revela a supervisora, ressaltando que as cidades históricas mineiras, especialmente Tiradentes, também têm tido bom espaço na preferência dos viajantes da época.

Cascata do Caracol, em Canela (RS), é um dos muitos atrativos da região, que arrebata os apreciadores da natureza(foto: Cybele Nascimento Silva / Divulgação)
Cascata do Caracol, em Canela (RS), é um dos muitos atrativos da região, que arrebata os apreciadores da natureza (foto: Cybele Nascimento Silva / Divulgação)
COMPORTAMENTO Felipe Dias, gerente de Planejamento de Viagens & Produtos da Master Turismo, explica que há diferenças significativas entre destinos nacionais e internacionais dentro das próprias agências da empresa. “Na unidade matriz, que fica no Bairro de Lourdes, as viagens internacionais continuam sendo preferência quase que absoluta. A proporção lá é inversa à pesquisa: a cada 10 clientes, oito viajam para o exterior e somente dois para dentro do país. E isso quase não alterou com a alta do dólar. Já em outras unidades, em outros bairros e em alguns shoppings, a proporção normal é que, de cada 10 clientes, seis viajam para o exterior e quatro internamente. Porém, com a elevação do dólar, tivemos uma pequena inversão nessas filiais nos últimos quatro meses: de cada 10 clientes, quatro fecharam pacotes para o exterior e seis para dentro do país, o que já ficou mais próximo da pesquisa”, revela. Também segundo ele, no caso de turismo nacional, os mineiros têm buscado mais os resorts nordestinos, com grupos saindo em voos fretados semanalmente, principalmente para Natal, Maceió e Porto Seguro.

Já para Ana Maria Fulgêncio, presidente do Green Group, em relação à alta do dólar têm-se observado três comportamentos dos seus clientes. A maior parte tem mantido a preferência pelos destinos internacionais, mas com algumas modificações, com o objetivo de reduzir o investimento em reais. “As alterações, normalmente, ocorrem na categoria dos hotéis, na classe das passagens aéreas, nas atividades ou passeios a serem realizados e nas compras. Outros optam por alterar a programação inicial das férias, escolhendo destinos mais econômicos, mas mantendo a preferência pelos internacionais. Já uma menor parte deles muda o plano inicial por completo e decide mesmo investir nos destinos domésticos”, informa ela, revelando que, nos últimos meses, tem havido uma procura bem maior pelos villages Club Med em Itaparica e em Trancoso, na Bahia, e em Rio das Pedras, no Rio de Janeiro.


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