(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo segue no menor patamar em cinco anos


postado em 12/12/2014 18:54

Os preços do petróleo em Nova York voltaram a cair de forma acentuada nesta sexta-feira, ao menor patamar em cinco anos e meio. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro caiu 2,14 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 57,81 dólares, seu nível de fechamento mais baixo desde maio de 2009.

Em Londres, o barril de Brent para entrega em janeiro também fechou em queda, a 61,76 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), menor patamar desde julho de 2009. Desde meados de junho o WTI perdeu quase a metade (46%) de seu valor.

"É evidente que a nova queda de preços está relacionada ao anúncio da AIE", opinou Phil Flynn, da Price Futures Group. "Este cenário que empurra os preços para baixo se soma a um período já muito difícil para o mercado mundial de petróleo", completou.

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu nesta sexta-feira a previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo para 2015 devido a uma recuperação econômica ainda tímida, apesar da queda dos preços pelo excesso de oferta.

O consumo de petróleo aumentará 900.000 barris diários no próximo ano e atingirá os 93,3 milhões de barris por dia (mbd), em comparação com os 93,6 mbd previstos antes, detalha a AIE em seu relatório mensal de dezembro.

Na quinta-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) rebaixou suas previsões sobre o consumo mundial da commodity, depois de, no fim de novembro, ter decidido manter inalterado o seu teto de produção, em 30 milhoes de barris diários. "A queda dos preços do petróleo está congelando cada vez mais projetos", destacou Phil Flynn. "O número de poços nos EUA registrou sua maior queda em anos", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)