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Estado de Minas

Consumidor consegue passagem com "tarifa errada" de R$ 286 para a Europa

Companhia aérea que vendeu os tíquetes informou, por meio de rede social, que preço não correspondia à realidade, mas ainda não disse se vai honrar os bilhetes emitidos


postado em 03/12/2014 12:59

Em perfis das redes sociais ou simplesmente no velho boca a boca, a segunda-feira foi de correria para o computador em busca do "Santo Graal" da passagens aéreas: uma companhia aérea holandesa estava vendendo bilhetes de US$ 110, ou R$ 286, do Brasil para a Europa. Alguns custavam, em tese, por US$ 220, outros, US$ 280, mas quem vasculhasse bem encontraria por US$ 110 (R$ 286). Voos que saíam do Rio, São Paulo ou Brasília, com destino a Londres, Amsterdã ou Paris estavam (bem) mais baratos do que as tarifas domésticas cobradas pelas empresas nacionais.

Na terça-feira, a companhia holandesa informou, por meio da sua página em uma rede social, que algumas tarifas estavam "disponíveis por um valor extremamente abaixo do mercado devido a um erro". A reportagem encontrou uma passageira que conseguiu concluir a compra de um desses bilhetes promocionais. A publicitária Roberta Mesquita, 30 anos, não acreditou quando recebeu o e-mail com a confirmação da compra e as passagens aéreas. "Após ver algumas reclamações de pedidos cancelados insisti e pensei: 'Se não der certo é só estornar'", contou. Resultado: duas passagens saindo de Brasília para Amsterdã custaram, incluindo as taxas, apenas R$ 1.280 ida e volta, ou R$ 640, cada. "Vou passar 20 dias lá com a minha mãe e aproveitar para comemorar o meu aniversário, que será em fevereiro", contou, empolgada.

O empresário de Mato Grosso do Sul Beto Arruda, 25 anos, não teve a mesma sorte. Ele reservou dois bilhetes para os pais conhecerem Amsterdã, o voo partindo de Brasília estava anunciado a R$ 640 cada. "Quando vi a promoção não tive dúvidas, como eu já conheço o país, resolvi dar este presente aos meus pais. O acesso no site foi tranquilo, não caiu a conexão e comprei sem maiores problemas", disse. A decepção veio quando Arruda verificou que a reserva da passagem foi confirmada e posteriormente cancelada pela empresa de viagens. "Registrei a denúncia no Reclame Aqui e espero ter os tíquetes o mais rápido possível, por sorte o pagamento ainda não foi processado", desabafou. A vigem estaria marcada para depois do carnaval.

A reportagem entrou em contato com a companhia aérea, que, não havia definido se iria ou não honrar as passagens vendidas "com erro".


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