Pedro Rocha Franco
Não bastasse a demora da Infraero para concluir projetos que deveriam ter sido entregues até a Copa do Mundo, a solicitação da correção de aspectos técnicos do anteprojeto do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, retarda a apresentação do detalhamento do terminal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu à BH Airport que refizesse parte do estudo e incluísse outros pontos, entre eles, a elaboração de simulações computacionais para determinar o fluxo de passageiros e a adoção de critérios para a definição do número de vagas no estacionamento. Apesar da demora, a concessionária ressalta já ter contratado a elaboração do projeto básico para não atrasar o cronograma.
A agência reguladora diz não haver prazo estipulado no contrato para a revisão do anteprojeto. A definição era que a concessionária teria 90 dias depois da assinatura (7 de agosto) para entrega do estudo e outros 30 dias para análise da Anac (7 de setembro). “Ambos os prazos foram cumpridos. Entretanto, durante a análise, solicitamos à concessionária que fizesse ajustes no anteprojeto, o que vem sendo realizados e, acompanhados, pela agência regularmente, com a finalidade de concluir essa etapa”, diz trecho da nota da Anac. As adequações já duram quase 90 dias, prazo definido para a elaboração do estudo.
Segundo a BH Airport, a empresa “está analisando a solicitação e estudando alternativas” para os ajustes exigidos pela agência reguladora. “Paralelamente, a BH Airport já contratou a elaboração do projeto básico, visando manter o cronograma em dia”, diz nota da concessionária.
De fato, o problema é que a lentidão em relação a uma definição sobre o anteprojeto pode acarretar atraso no início da construção do segundo terminal de passageiros. O prazo para execução é exíguo, podendo resultar em multas pesadas por atraso. A obra está prevista para ser entregue até abril de 2016. Em entrevistas, a direção da BH Airport tem dito que a construção terá início no primeiro trimestre do próximo ano. Isso significa que a empresa terá pouco mais de um ano para concluir a obra.
Entre outros, o anteprojeto apresenta o número de passageiros/hora previsto para embarcar, o tamanho do terminal e outros conceitos. Uma definição é que serão instaladas esteiras rolantes para o transporte de passageiros, assim como nos principais aeroportos internacionais.
Punta Cana
Decola hoje de Confins o primeiro voo da Gol rumo a Punta Cana, na República Dominicana. A rota, sem escalas, funcionará durante a alta temporada, com último voo na primeira semana de março. O diretor comercial da Gol, Fábio Mader, afirma que a companhia identificou oportunidade de incluir a rota devido à demanda. “O objetivo é atender o público mineiro para a região com mais conveniência e conforto”, afirma. E acrescenta: “A companhia mantém a estratégia de aumentar, gradativamente, a sua presença no mercado internacional, reforçando a ampliação de suas operações”.
