(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE vai atualizar metodologia do PIB


postado em 29/11/2014 09:01

Rio, 29 - O diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Luís Olinto Ramos, afirmou o que a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2014 foi a última com a base antiga. De acordo com ele, as datas de divulgação do PIB com as mudanças ainda serão definidas. A previsão, no entanto, é de que ocorrerá em março. As datas e os prazos serão divulgados de forma definitiva em dezembro.

Segundo o diretor do IBGE, o ano-base será atualizado e passará a ser 2010. No caso das contas anuais, a base atual é 2000, e no caso das regionais é 2002. “O que estamos fazendo é a introdução de novas fontes de dados e de recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas por todos os países”, disse o diretor. Há um esforço para que os países divulguem os dados com as novas recomendações entre 2014 e 2016.

A mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012. A divulgação prevista para março terá de seguir uma ordem, em que primeiro saem os dados anuais da série revista e, em seguida, das contas trimestrais. “Para rever a série trimestral, tem de fechar as contas anuais.”

O setor externo tem contribuído positivamente para o resultado do PIB há quatro meses, ressaltou Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. “As exportações cresceram mais que as importações. Então tem quatro trimestres seguidos que a gente tem contribuição positiva do setor externo no crescimento. Ou seja, que a gente tem exportações de bens e serviços crescendo mais ou caindo menos que as importações de bens e serviços”, disse Rebeca. (As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo

)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)