(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe risco de déficit de energia no SE/CO em 2015, diz CMSE


postado em 05/11/2014 17:19 / atualizado em 05/11/2014 17:27

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) elevou nesta quarta-feira, de 4,7% para 5% o risco de déficit de energia na região Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO) em 2015. Com isso, o risco chega no limite tolerado pelo Conselho Nacional Política Energética (CNPE). Na região Nordeste, o risco de falta de eletricidade em 2015 caiu de 0,8% para 0,7%.


Para 2014, tanto o risco da região Sudeste/Centro-Oeste como o da região Nordeste continuam em zero. De acordo com o CMSE, o sistema brasileiro conta com uma sobra estrutural de 6.600 MW médios para atender à demanda estimada, já considerando a entrada e operação de novas usinas nos próximos meses. De acordo com o comitê, em 2014 já foram adicionados 6.087 MW médios ao sistema, superando o total de 6.000 MW médios previstos para este ano.

O CMSE comentou ainda que em outubro as chuvas continuaram abaixo do volume normal para as regiões Sudeste/Centro-Oeste (64%), Nordeste (36%) e Norte (76%), considerando as médias históricas de afluências. A exceção é a região Sul (139%), cujo regime de chuvas tem sido afetado pelo fenômeno El Niño. O comitê destacou que "o parque de geração termelétrico significativo" do qual o País dispõe vem sendo utilizado para complementar o parque hidrelétrico.

Ainda assim, o CMSE voltou a admitir que ações conjunturais específicas podem ser necessárias, cabendo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotar medidas adicionais para a preservação dos estoques dos principais reservatórios das usinas hidrelétricas. "As condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) mantiveram-se estáveis, como previsto, em relação ao mês anterior", encerra o comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)