(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aberto o prazo para propostas do Expominas 2


postado em 11/09/2014 06:00 / atualizado em 11/09/2014 07:29

Com o objetivo de tornar Minas Gerais, o estado com o maior complexo de eventos e exposições da América Latina, foi publicado, ontem, pela Secretaria de Estado de Turismo e Esporte (Setes), o edital de licitação para concorrência pública destinada a implantação e operação do Expominas 2. Por meio da parceria público-privada (PPP), a construção do novo espaço poderá ser feita tanto por empresas brasileiras, quanto internacionais, que terão até 29 de outubro para entregar suas propostas. O valor estimado do contrato é de R$ 728 milhões. A duração é de 33 anos, incluindo os períodos de construção, obras e operação. O resultado da concorrência será revelado em 30 de outubro.

O vencedor dessa licitação deverá construir e operar um estacionamento, um auditório com 4 mil assentos e capacidade para 6 mil pessoas e isolamento acústico (o centro de convenções deverá ter cerca de 15 mil metros quadrados); além de um parque de exposições (área prevista de 34 mil metros quadrados), com conceito multiuso. Esses, segundo destaca o secretário da Setes, Tiago Larcerda, são os equipamentos obrigatórios, que envolvem ainda centro de estruturas de apoio (serviços de alimentação, serviço bancário, posto médico, posto policial e heliponto). “A concessionária poderá construir e operar comercialmente equipamentos facultativos como torres comerciais, hotel, edifício-garagem, entre outros”, comenta. O secretário explica que, como toda PPP, quem faz o investimento é o parceiro privado, que receberá contraprestação anual do governo de Minas de, no máximo R$ 18 milhões, que serão pagos mensalmente, reembolsando o investimento feito.

Por isso, o vencedor terá três anos para colocar o empreendimento em funcionamento e mais 30 anos para operá-lo. “Mas, com os equipamentos facultativos da empresa, como a construção de um hotel, o valor da receita será abatido na contraprestação”, diz.

O Expominas 2 será uma espécie de complemento ao atual Expominas, que hoje tem administração pública. “Nada impede que esse novo espaço faça acordos com o antigo, para unir forças”, defende o secretário. Juntos, os dois locais poderão ser, segundo afirma Tiago Lacerda, o maior complexo de eventos e exposições da América Latina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)