(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abear: demanda por transporte aéreo cresce em maio


postado em 24/06/2014 11:07

São Paulo, 24 - A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 4,3% em maio ante igual período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as quatro principais companhias brasileiras, TAM, Gol, Azul e Avianca. O crescimento mostra um arrefecimento do ritmo de crescimento em relação ao verificado nos quatro primeiros meses do ano, quando a média ficou acima de 8%.

Já a oferta de transporte aéreo doméstico, medida por assentos-quilômetros disponíveis (ASK), voltou a recuar, em baixa de 1,3%. Com isso, a taxa de ocupação atingiu um recorde para o mês de 78,6%. Ao longo dos cinco primeiros meses do ano, o aproveitamento médio nos voos nacionais está em 79,4%.

Pela avaliação dos totais móveis (série consolidada de resultado de 12 meses), a aviação nacional cresce a uma taxa anualizada de 6,5%, enquanto a oferta cai 1,3%. O número de passageiros embarcados em maio somou 6,5 milhões, crescimento de 2% frente o mesmo mês do ano passado. No ano, o total supera 35 milhões de passageiros nos voos dentro do País. No mês passado, a TAM respondeu por 38,4% do mercado, mantendo a liderança, enquanto sua principal concorrente, a Gol ficou com 35,7%. A Azul abocanhou 17,3% e a Avianca, 8,6%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)