(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE revê decisão e mantém divulgação da Pnad Contínua

Divulgação do dados do mercado de trabalho do 1º trimestre vai acontecer no próximo dia 3 de junho, conforme o cronograma original


postado em 05/05/2014 17:07 / atualizado em 05/05/2014 18:50

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu nesta segunda-feira, 5, por unanimidade, a decisão de suspender o calendário de divulgações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou em comunicado que a contabilização dos resultados da pesquisa referentes ao primeiro trimestre de 2014 está em fase de finalização, o que permitirá a divulgação no próximo dia 3 de junho, conforme o cronograma original.

No dia 10 de abril, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, havia comunicado que o calendário de divulgações da nova pesquisa de emprego do instituto, com abrangência nacional, seria suspenso. A medida visava a atender questionamentos de parlamentares sobre a precisão das informações sobre a renda domiciliar per capita para as Unidades da Federação, já que as estimativas servirão como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE), conforme definido na Lei Complementar nº 143/2013.


A lei previa que a divulgação do indicador de renda domiciliar ocorresse em janeiro de 2015, enquanto o IBGE se programava para anunciar os resultados apenas em dezembro do mesmo ano. Com a necessidade de adaptação, a divulgação da Pnad Contínua seria retomada apenas no ano que vem. Devido à decisão de suspender o calendário de resultados, renunciaram ao cargo a então diretora de Pesquisas do instituto, Márcia Quintslr, e a coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) na época, Denise Britz do Nascimento Silva. Além disso, coordenadores e gerentes de áreas estratégicas do IBGE ameaçaram colocar seus cargos à disposição, funcionários realizaram protestos e detonou-se uma crise no instituto.

Estudos

Na nota divulgada na tarde desta segunda, Zélia acrescenta que os estudos para a estimação da renda domiciliar per capita, que já estão sendo realizados de forma a adequá-la à lei, bem como o cronograma de trabalho até o fim do ano (para cumprimento do prazo estipulado), serão apresentados amanhã, 06 de maio, pelo grupo de rendimento da Pnad Contínua à presidência do IBGE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)