(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moeda tem origem em mina no computador


postado em 05/03/2014 00:12 / atualizado em 05/03/2014 07:39

É possível conseguir um bitcoin comprando, com dinheiro real, de outros usuários e sites que o oferecem, como, por exemplo, os brasileiros Bitcointoyou e Mercado Bitcoin, ou na chamada mineração, em que você “escava” uma unidade da moeda. Há em circulação aproximadamente 12,5 milhões de bitcoins, de um total de 21 milhões de unidades, o número final de bitcoins depois que todos forem minerados.

“É preciso gastar certo esforço computacional para adicionar uma transação no histórico. Se não, todo mundo pode alegar para si o prêmio de um bitcoin. É como se você batesse na pedra até achar a pepita de ouro. E o ouro vem da terra para você, não é um banco que dá. No caso do bitcoin, a rede inteira fala ‘esse cara está gastando um esforço computacional para permitir que nós possamos fazer transações, então ele merece uma moeda’”, explica Diego Aranha, especialista em criptografia da Universidade Estadual de Campinas.

De acordo com André Horta, da Bitcointoyou, a média de gastos de um usuário na compra de bitcoins nos sites gira em torno de R$ 1.000. “A pessoa compra e deixa esse valor guardado na carteira. A moeda fica à disposição no site para o momento em que o usuário quiser vendê-la ou usar na compra de algum produto”, afirma. O problema é a liquidez.

O site CoinMap.org lista os estabelecimentos do mundo inteiro que aceitam bitcoins como forma de pagamento. Segundo a página, há 34 estabelecimentos no Brasil aceitando a moeda, entre hotéis, restaurantes, lojas de roupas íntimas e até um chaveiro, em Belo Horizonte. (ZF)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)