(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo abre consulta pública para o projeto do Expominas 2

A licitação pública internacional do empreendimento deverá ser lançada em maio


postado em 13/02/2014 06:00 / atualizado em 13/02/2014 00:34

Com a expectativa de atrair grandes empresas brasileiras e grupos internacionais do setor de feiras e eventos de negócios, o governo de Minas Gerais abriu ontem consulta pública ao projeto de parceria público-privada (PPP) para implantação do Expominas 2, em Belo Horizonte. O modelo de concessão desenhado nos últimos nove meses estabelece como critério de escolha do investidor o maior volume de receita compartilhada com o Estado a partir de 5% de toda arrecadação que superar R$ 200 milhões por ano. A licitação pública internacional do empreendimento, que tem orçamento inicial estimado em R$ 400 milhões, deverá ser lançada em maio, informou o governador Antonio Anastasia.

A proposta de PPP, que envolve a concessão do Expominas 2 por 30 anos, define a reformulação do conhecido Parque da Gameleira, o Parque de Exposições Bolivar de Andrade, na Zona Oeste de BH. O empreendimento terá de abrigar um centro moderno de convenções servido de um estacionamento, um auditório com capacidade mínima para 4 mil pessoas, com isolamento acústico; um parque de exposições multiuso e agropecuário, incluindo alojamentos, pistas de desfile e provas e recinto para leilões de animais. A área de exposições poderá servir a diversos segmentos. O projeto não vai interferir no Centro de Convenções Expominas, que permanece como está e não será objeto da licitação, destacou o gerente-executivo do Programa de PPPs de Minas Gerais, Marcos Siqueira.

“Como as especificações do empreendimento implicam equipamentos de alto conteúdo tecnológico, olhamos como referência do nosso projeto para grandes complexos de feiras e convenções do mundo, como os de Berlim (Alemanha) e Atlanta (Estados Unidos)”, afirmou o executivo. A proposta do governo mineiro poderá levar o Expominas 2, dentro dos dois anos previstos para sua conclusão, ao ranking dos maiores espaços de eventos da América Latina. Segundo o governador de Minas, o cronograma prevê início de obras em meados do segundo semestre.

ARQUITETURA FLEXÍVEL Ainda de acordo com o modelo formatado pelos técnicos do governo, a contrapartida do estado nas receitas do empreendimento integra, inclusive, a exploração de equipamentos comerciais complementares à atividade-fim do espaço, a exemplo de um shopping ou prédio de escritórios. Marcos Siqueira observou que é irrelevante a arquitetura interna do Expominas 2, a ser definida pelo futuro concessionário, desde que atendidos parâmetros urbanísticos e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Nada impede, ainda, que haja integração das atividades com o Expominas. A PPP prevê a construção e gestão de equipamentos obrigatórios e aqueles projetados pelo investidor.

As sugestões para aperfeiçoamento do modelo de negócios ou questionamentos deverão ser apresentadas nos próximos 45 dias em link do site do programa de PPPs de Minas: www.ppp.mg.gov.br. O otimismo do governo estadual com a concessão do Expominas 2 se ampara não só no projeto como também na manifestação formal já feita ao governo mineiro, de acordo com Marcos Siqueira, do interesse de duas grandes empresas do setor imobiliário e de incorporação. Os nomes não foram revelados. O Parque Bolivar de Andrade foi inaugurado em 18 de junho de 1938 e ocupa 92 mil metros quadrados que abrigam 32 pavilhões para exposição de 1.184 animais. A gestão é feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)