Os norte-americanos ampliaram os gastos em dezembro, oferecendo mais um sinal de que a recuperação da economia dos EUA está ganhando força. Segundo dados do Departamento do Comércio, os gastos com consumo pessoal subiram 0,4% na comparação com novembro, acima da previsão dos economistas consultados pela Dow Jones Newswires e o ritmo mais forte desde junho. Os gastos de novembro foram revisados de 0,5% para 0,6%, maior nível desde o início de 2012.
Em 2013, a medida ampla de gastos gerais, como cabeleireiro e eletrodomésticos, subiu 3,1% em relação ao ano anterior. Foi o aumento anual mais fraco desde 2009 e abaixo dos 4,1% de 2012. Contudo, o ritmo dos gastos ganhou força no segundo semestre do ano passado, com o melhor resultado em uma década, com avanço de 3,3% no último trimestre.
No entanto, a estabilidade na renda pessoal dos norte-americanos levanta dúvidas sobre a capacidade dos consumidores de impulsionar a recuperação econômica dos EUA em 2014. A renda pessoal ficou inalterada em dezembro, abaixo da previsão de alta de 0,1%. Em 2013, a renda subiu 2,8%. Na contabilização dos impostos e inflação, o ganho real foi de apenas 0,7%.
O crescimento da renda ficou abaixo do esperado durante parte da recuperação econômica norte-americana, refletindo os números elevados da taxa de desemprego. Com salários estagnados, o desafio das famílias é manter o ritmo de gastos em nível elevado.
Os gastos dos consumidores são um motor importante da economia dos EUA, representando dois terços da demanda no país.
Publicidade
Gastos com consumo sobem 0,4% em dezembro nos EUA
Publicidade
