Wall Street fechou em queda nesta quinta-feira apesar da bem-sucedida estreia do twitter na bolsa e de um relatório sobre o crescimento dos Estados Unidos que superou as expectativas. O Dow Jones Industrial Average caiu 152,90 pontos (0,97%) a 15.593,98. O S&P 500 teve queda de 23,34 (1,32%) a 1.747,15, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite Index caiu 74,61 (1,90%) a 3.857,33.
Os mercados caíram apesar das ações do Twitter terem se valorizado mais de 70% em relação ao preço inicial de 26 dólares. O Departamento de Comércio informou nesta quinta-feira que a economia cresceu a uma taxa anual de 2,8% no terceiro trimestre, muito acima do 1,9% esperado pelos analistas.
Especialistas disseram que os grandes números mascararam a fraqueza nos gastos com consumo e em outras áreas. Contudo, "o mercado está olhando para este dado como um número forte", disse David Levy da Kenjol Capital Management.
O mercado se questiona se o relatório sobre o PIB influencia o calendário do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de reduzir seu programa de compra de títulos mensal de 85 bilhões de dólares, disse Levy. As quedas registradas na bolsa antecedem o relatório mensal de empregos dos Estados Unidos que será publicado na sexta-feira. As expectativas sobre o crescimento dos empregos são baixas, mas um relatório surpreendentemente positivo pode persuadir o mercado de que o Fed reduzirá suas injeções de liquidez mais cedo, dizem analistas.
O mercado de títulos subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos caíram a 2,61% em relação aos 2,64% do dia anterior, enquanto o dos títulos a 30 anos registraram queda de 3,73% frente a 3,77%.
Publicidade
Wall Street fecha em queda, apesar de IPO do Twitter e crescimento do PIB
Publicidade
