(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sustentabilidade debatida em fórum na capital

Evento acontece no Minascentro até esta sexta-feira


postado em 30/08/2013 06:00 / atualizado em 30/08/2013 07:25

Jussara Utsch, coordenadora do Sustentar: soluções para o dia a dia(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Jussara Utsch, coordenadora do Sustentar: soluções para o dia a dia (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Visando trazer à tona questões socioambientais relevantes, como o aquecimento global, o Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar 2013) chega à sua sexta edição com intensa programação e proposta de dar o pontapé inicial no Projeto Construção de Nação Sustentável, um planejamento estratégico e sustentável para o país.

O fórum, que ocorre no Minascentro e termina hoje, contabilizará 240 palestras em 23 eventos simultâneos. “São eventos divididos por temas como direito ambiental, responsabilidade socioambiental, inovação e novas tecnologias”, explica a coordenadora institucional do Sustentar, Jussara Utsch. Segundo ela, nomes importantes na área estarão presentes, como William H. Dent, ex-consultor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Elisabeth Laville, uma das principais especialistas da Europa em responsabilidade social empresarial e em consumo sustentável.

O coordenador das atividades de pesquisa do Centro de Referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC), Raimundo Soares, diz que o Construção de Nação Sustentável é um trabalho a longo prazo. “Publicaremos um primeiro documento com recomendações ao fim do fórum. A expectativa é de que, em até cinco anos, esperamos ter esse projeto em mãos, que será uma importante ferramenta no planejamento estratégico nacional, articulando e integrando propostas com a colaboração de diferentes setores”, afirma. O movimento é constituído por um comitê gestor e cinco grupos – empresarial, governamental, acadêmico, ONG’s e mídia – e vai reunir estudos, pesquisas e documentos que criem modelos de nações sustentáveis.

Parcerias

O fórum conta com a participação de empresas, ONG’s, universidades e 80 expositores. A expectativa é de que 7 mil passem por lá. “A grande contribuição desse evento é trazer o tema da sustentabilidade para o dia a dia das pessoas, buscando soluções”, defende Jussara. De acordo com ela, temas como mobilidade urbana e consumo sustentável também estarão presentes. O Estado de Minas  participa do evento com promoções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)