
Belo Horizonte recebe entre os dias 15 e 17 a Feira Nacional de Panificação e Confeitaria (MinasPão) 2013, evento com foco na panificação e confeitaria em Minas Gerais, centro de negócios e relacionamentos para as empresas do setor. Completando 14 edições e considerado o segundo maior evento da área de alimentação do Estado, a feira será realizada na Serraria Souza Pinto. A expectativa é que o evento gere R$ 1 milhão em negócios e o público esperado é de 15 mil pessoas.
Além do comercial, a feira enfatiza a importância de apresentar as novas tendências do mercado, aprimoramento de tecnologia e atualização de mão de obra, em vista da demanda e das necessidades do segmento. Os visitantes podem participar da programação técnica, com cursos que serão dados na Padaria Escola. Técnicos e chefes de prestígio darão cursos de pães especiais e de quitandas, e haverá palestras sobre gastronomia, degustação e harmonização de vinhos, de cervejas especiais e de azeites e degustação de cafés.
Em 2013 , durante a MinasPão será também realizada a I Feira Mineira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Bares, Restaurantes, Fast Foods e Lanchonetes – a Minasbar – que, seguindo uma tendência mundial para a setorização e complementando os segmentos de bebidas, alimentação e
gastronomia, têm muito em comum, em toda a cadeia produtiva, a coincidência de fornecedores de equipamentos e insumos.
O evento conta com o apoio do Estado de Minas, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação de Belo Horizonte e Região (Sitipan), do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Mercado Central, Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas).
Quitanda mineira
Com o objetivo de resgatar o costume e a prática de fazer quitandas, uma das presenças confirmadas na MinasPão é a dos membros da Associação de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad), que fabricam e promovem esta culinária rica e diversificada, típica do interior de Minas. Eles irão participar do evento com o chamado Buffet Rural, de produção própria e que inclui pães caseiros, quitandas, sucos, iogurtes, queijos e doces.
Além de resgatar a velha e saborosa tradição mineira, haverá degustação e harmonização de azeites, cafés, cervejas especiais e vinhos. Nesta último, a harmonizações será feita por um sommelier gaúcho, integrante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com sede é no Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. O cronograma da feira contempla também importantes palestras para melhoria do setor. Uma delas será a do engenheiro Adalberto Carvalho de Rezende, com o tema Uso Racional e Eficiente da Energia e Água – Receitas de Sucesso.
Alinhado com a área de alimentação, Adalberto irá explanar sobre sua empresa, a Esco - Energy Saving Company, especializada em uso racional de água e energia elétrica. O diferencial é oferecer às empresas o projeto e os equipamentos para a economia destes insumos e o investimento do empresário contratante é pago em dez anos, com recursos vindos do retorno econômico que tiver.
Outro convidado para falar sobre gestão de resíduos sólidos orgânicos será engenheiro e consultor em Gestão Ambiental , Silvio Rogério Soares Franco, que falará sobre recipientes para coleta de óleos descartados de cozinha.
MinasPão 2013 - XIV Feira Nacional de Panificação e Confeitaria
15 a 17 de maio de 2013, de 14 às 21 horas
Local: Serraria Souza Pinto
