(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas lança Riquezas de Minas

Livro com série de 12 reportagens do Estado de Minas editado em parceria com o Banco Rural mostra as vocações e diversidades de toda as regiões mineiras em textos e fotos


postado em 27/04/2012 06:00 / atualizado em 27/04/2012 06:34

São Paulo – O Estado de Minas e o Banco Rural lançaram ontem, em São Paulo, o livro Riqueza de Minas, compilação das 12 reportagens que, de setembro a novembro de 2011, mostraram nas edições do jornal um panorama da diversidade e grandeza da economia mineira. A cerimônia realizada no Espaço Minas Gerais, no coração da capital paulista, contou com a presença do diretor-presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, do governador Antonio Anastasia, do presidente do Banco Rural, João Heraldo Lima, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A obra de autoria da jornalista Zulmira Furbino tem fotos de Mário Castello e crônicas de Afonso Romano de Sant’Anna.

“Acredito que o livro é um bom quadro para que as pessoas saibam das perspectivas de desenvolvimento que se colocam excepcionais para o nosso estado daqui para frente”, afirmou Álvaro Teixeira da Costa, ao falar sobre o livro que apresenta as vocações econômicas e históricas, assim como personagens das dez regiões mineiras de planejamento. “O Estado de Minas é um jornal que há 84 anos reflete a opinião e o desenvolvimento do nosso estado. Nosso objetivo é mostrar os fatores de produção de Minas Gerais, dos mais tradicionais até à modernidade de sua indústria”, completou o diretor-presidente dos Diários Associados. “Nesse livro, com a inestimável parceria do Banco Rural, damos mais um passo para consolidar o Estado de Minas como arauto do povo mineiro”, destacou.

O governador Antonio Anastasia, que fez questão de participar do laçamento, avaliou que “essa é uma iniciativa ao mesmo tempo cultural e educativa, que consolida belíssimas reportagens em um livro de alta qualidade técnica. O livro permite que todos os brasileiros conheçam a diversidade das regiões mineiras, desde aspectos culturais a aspectos econômicos.” Para Anastasia, o livro é um “verdadeiro mosaico” das riquezas de Minas e uma mostra do que o estado pode apresentrar para o Brasil e para o Mundo. O governador também destacou a iniciativa do EM e do Banco Rural. “Essa é uma parceria muito positiva de duas grandes instituições mineiras”.

Entusiasta do projeto, o presidente do Banco Rural avaliou que “o livro é um projeto belíssimo, extraordinário, sob vários aspectos. Traz o contraste do arcaico com o novo, da tradição com a modernidade. Mostra com muita sinceridade a Minas que está feita e deu certo e a Minas que ainda resta por fazer.” João Heraldo destacou ainda a parceria com o EM, que permitiu a edição de 5 mil exemplares do livro. “O Estado de Minas sempre procurou defender Minas, alçar Minas a uma posição de destaque. E o Banco Rural sempre procurou apoiar aqueles que produzem. Essa é uma parceria extremamente feliz que só nos traz orgulho e alegria”, afirmou João Heraldo.

Ensino

Na cerimônia de lançamento da obra, EM e Banco Rural doaram à rede pública de ensino de Minas Gerais e de São Paulo 250 exemplares do livro. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, agradeceu a cortesia e festejou o lançamento de uma obra tão mineira na capital paulista. “Essa iniciativa aproxima ainda mais São Paulo de Minas. Traz a cultura de Minas para a cidade e para o estado de São Paulo. Tenho a honra de participar do lançamento desse trabalho e de agradecer pela concessão dos livros que serão usados pela nossa rede pública de ensino”, elogiou Kassab.

A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, que enalteceu a importância da publicação. “Essa é uma iniciativa fundamental por mostrar as riquezas do nosso estado. Compilar tantas riquezas em um livro é uma ousadia, porque falar das riquezas de Minas é falar da produção agrícola e industrial, da cultura, da gastronomia e, acima de tudo, da sabedoria do povo mineiro”, exalta Patrus. “Só posso congratular essa iniciativa de juntar em um só livro as diversas riquezas do nosso estado e divulgá-las para o Brasil”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)