(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 24 horas, mais de 500 mil entregam declaração do IR 2012


postado em 17/04/2012 16:44 / atualizado em 17/04/2012 16:45

Em 24 horas, mais de 500 mil contribuintes entregaram a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, segundo dados divulgados pela Receita Federal. De acordo com o órgão, desde o início do prazo, em 1º de março, até as 16h desta terça-feira, cerca de 10,377 milhões de pessoas haviam enviado o documento. No mesmo horário da última segunda-feira, este número era de 9,837 milhões.

Considerando o total de declarações esperadas pela Receita este ano, 25 milhões até o encerramento do prazo, daqui a duas semanas (30 de abril), o número divulgado nesta terça equivale a aproximadamente 41,2%.

Quem não enviar a declaração está sujeito à multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Além da internet, informa a Receita Federal, os contribuintes podem entregar o documento em disquete no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Para quem já entregou e deseja verificar se há algum erro na declaração, a Receita informa que o extrato do IRPF 2012 já está disponível no portal e-CAC, no site. Para acessá-lo, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Além de verificar as pendências, o extrato permite conferir se as quotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente, solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas e identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)