(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

S&P eleva rating do Brasil de BBB- para BBB, com perspectiva estável


postado em 17/11/2011 18:03 / atualizado em 17/11/2011 19:35

A agência de classificação financeira Standard and Poor's elevou nesta quinta-feira em um nível a nota de risco do Brasil, alegando a "crescente capacidade" do país para resistir à deterioração da conjuntura econômica mundial. A agência atribuiu ao Brasil a classificação "BBB", um nível acima da anterior "BBB-", acompanhada por uma perspectiva estável.

"O compromisso do Brasil em continuar com uma política econômica prudente, associada a uma economia diversificada e a melhora progressiva de sua imagem internacional deve limitar o impacto de eventuais golpes exteriores e apoiar suas perspectivas de crescimento de longo prazo", disse em um comunicado o analista Sebastian Briozzo.

Segundo a agência, as medidas tomadas pelo governo de Dilma Rousseff para combater a inflação em 2011 "enviou um importante sinal sobre sua capacidade de reação e sobre seu compromisso com a manutenção da estabilidade econômica".

Os resultados fiscais do ano foram "melhores que o esperado inicialmente no orçamento", dando uma maior margem de manobra para aplicar uma política monetária mais flexível, o que permite limitar os efeitos negativos de uma eventual queda da demanda externa, afirmou a SP's.

"A decisão da Standard and Poor's de melhorar a nota em um momento delicado da economia internacional é um reconhecimento de que a política econômica se encontra na direção correta e que os fundamentos macroeconômicos do país são sólidos", disse o ministério da Fazenda do Brasil em um comunicado.


Segundo o governo, essa "combinação de fatores, apoiada na diversificação da economia e nas contas externas, deve moderar os impactos de choques externos e sustentar as perspectivas de crescimento de longo prazo no país".

A dívida em moeda brasileira também foi elevada nesta quinta-feira de "BBB+" para "A-", com perspectiva estável, disse a SP's. Em agosto, a SP's havia elevado de "estável" para "positiva" sua perspectiva da classificação da dívida em reais, destacando a política monetária independente e o forte mercado de capitais da maior economia sul-americana.

Na época, a SP's fixou a classificação para os papeis em reais em "BBB+", enquanto que a moeda estrangeira permaneceu sem alterações, a "BBB-". Contudo, o Brasil já manifestou sua preocupação em relação à desaceleração de sua economia, que cresceu 7,5% em 2010 e deverá avançar apenas 3,5% este ano.

A grande meta do governo brasileiro é controlar a inflação, que ficou em torno de 6,97% nos últimos 12 meses, acima da meta oficial de 4,5%. No início de novembro, o Brasil anunciou a reabertura da emissão de bônus Global em dólares com vencimento para 2041 por um valor inicial de 1 bilhão de dólares com juros de 5,625%.

Estas emissões de papeis acontecem num momento em que a crise da dívida na Europa e a lenta recuperação dos Estados Unidos têm ampliado os temores por um eventual contágio à maior economia da América Latina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)