(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crédito ao consumidor dá sinais de desaceleração


postado em 26/10/2011 16:45

O crédito para pessoas físicas, direcionado para o consumo, dá sinais claros de desaceleração, segundo os analistas da LCA Consultores. Ao dessazonalizar os dados de setembro, divulgados hoje pelo Banco Central (BC), a consultoria chegou a um crescimento de 0,3% na concessão de crédito para o consumidor na comparação com agosto. Em agosto sobre julho, a expansão havia sido de 0,4%, sendo que o avanço médio mensal de janeiro a julho foi de 1,1%.

"Antes das medidas macroprudenciais introduzidas pelo BC em dezembro de 2010, o ritmo médio de expansão das concessões era de 1,6% ao mês, na média de janeiro a novembro de 2010", afirmam os economistas da LCA Consultores.

De acordo com eles, quando se excluem as operações de cheque especial e cartão de crédito, linhas mais emergenciais e caras, que têm impacto menor sobre a demanda agregada, a variação em setembro foi menor, de 0,2% sobre agosto.

Paralelamente à desaceleração da concessão de crédito para pessoas físicas no mês passado, a inadimplência ficou estável em setembro na comparação com agosto, mas com uma elevação de 0,8 ponto porcentual acima da taxa observada no mesmo período do ano passado. "Os atrasos de 15 a 90 dias subiram 6,2% da carteira para 6,4%" em setembro ante agosto, dizem os economistas da LCA Consultores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)