(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas é destaque nacional na exportação de produtos de avançado conteúdo tecnológico


postado em 21/10/2011 15:10 / atualizado em 21/10/2011 16:14

As vendas externas de produtos de avançado conteúdo tecnológico em Minas Gerais apresentaram trajetória de expansão de 12,7% no primeiro semestre de 2011, somando US$ 1.827 milhões. Diante das exportações brasileiras desse tipo de produto, o Estado ocupa posição de destaque.
As informações são de estudo da Fundação João Pinheiro, divulgado na última quinta-feira, que teve como base dados produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Caracterizados pela incorporação de conteúdo tecnológico e inovador de alto valor adicionado, são produtos voltados para as áreas de biotecnologia, agronegócios, bem como de produtos originários da indústria de transformação de alta e média alta tecnologia.

Em itens como Lentes Intraoculares, Minas se posiciona como único exportador do país. O Estado também é praticamente o responsável por 99% das vendas brasileiras de Válvulas Cardíacas no mercado internacional, bem como por 69,3% das exportações brasileiras de Aparelhos de Raio X para Diagnóstico Médico-Cirúrgico.

Embora o ritmo de crescimento das exportações desse tipo de produto seja menos intenso que o crescimento médio das exportações gerais, esses produtos têm importância estratégica para a ampliação das inovações tecnológicas e da competitividade em escala global.


Segmentos

O resultado positivo das exportações dos produtos de avançado conteúdo tecnológico por Minas Gerais no primeiro semestre de 2011 está associado, principalmente, ao comportamento favorável do segmento ‘Produtos Biotecnológicos voltados para Saúde Humana e Animal-Fármacos-Químicos’, que responde por 31,8% das exportações mineiras desses materiais, e cujo crescimento ficou acima da média nacional de exportação do segmento (39,2% e 17,7%, respectivamente).

“Esses tipos de produtos são vendidos, principalmente, para os Estados Unidos e para Europa por empresas que possuem processo produtivo mais sofisticado”, afirma a coordenadora do estudo, Elisa Pinto da Rocha.

Os principais destaques deste segmento ficam por conta de ‘Produtos Químicos’ e ‘Medicamentos Contendo Insulina’ que, segundo o estudo, são exportados principalmente para a Dinamarca e Alemanha.

“No caso dos Produtos Biotecnológicos voltados para Saúde Humana e Animal-Fármacos-Químicos, há maior concentração de produção no entorno da região metropolitana de Belo Horizonte e certas ramificações na Zona da Mata, como em Viçosa, e na Região Norte, com Montes Claros”, observa Elisa.

Na seqüência, aparece o segmento de ‘Produtos da Indústria Mecânica-Elétrica-Instrumentos de Precisão’, que responde por 28,7% do total das exportações mineiras do grupo PII&C, e cuja taxa de crescimento também ficou acima da média brasileira do segmento no período (27,8% e 21,3%, respectivamente).

De acordo com Elisa Rocha, as exportações do grupo PII&C, não são, necessariamente, realizadas por empresas de grande porte. “Firmas de pequeno porte também atuam neste mercado. O que há de comum entre essas empresas é o fato de realizarem processos produtivos tecnologicamente sofisticados”, conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)