(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governos da Eurozona tentam solucionar a crise da dívida


postado em 01/10/2011 11:16 / atualizado em 01/10/2011 12:22

As autoridades da Eurozona, pressionadas pelos mercados financeiros após um verão (hemisfério norte) negro nas bolsas mundiais, tentam apresentar respostas concretas à crise da dívida. Na segunda-feira e terça-feira, os ministros das Finanças da Eurozona se reunirão em Luxemburgo. Também existe a possibilidade de que o Banco Central Europeu (BCE) anuncie na quinta-feira medidas favoráveis à recuperação econômica e aos bancos.

Também na quinta-feira acontecerá em Berlim uma reunião sobre a reforma do sistema monetário internacional com a participação de dirigentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do BCE. A Grécia terá no domingo uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, convocada pelo primeiro-ministro Giorgos Papandreou.

O objetivo é evitar que Atenas recorra a uma suspensão de pagamentos (default) e que situações similares se repitam na zona do euro, por exemplo na Itália e Espanha, a terceira e a quarta economias do bloco.


"O fracasso da Grécia seria o fracasso de toda a Europa", advertiu na sexta-feira o presidente francês, Nicolas Sarkozy. "Não é possível deixar a Grécia cair por razões morais e econômicas", completou.

Sarkozy anunciou que visitará a Alemanha nos próximos dias para discutir com a chanceler Angela Merkel um modo de acelerar a integração econômica da zona do euro e aplicar o mais rápido possível as medidas de apoio à Grécia e à moeda única decididas em 21 de julho.

"Há um elevado ceticismo sobre a capacidade dos políticos para solucionar a crise na Eurozona. São necessárias indicações fortes e claras", afirmou Nicolas Veron, economista do Instituto Bruegel. As bolsas mundiais registraram uma das baixas trimestrais mais expressivas desde a crise financeira de 2008 provocada pela falência do banco americano Lehman Brothers.

O Dow Jones, principal índice de Wall Street, perdeu 12% entre julho e setembro, o pior resultado desde o início de 2009. Os investidores exigem resultados concretos ante a crise das finanças públicas. Isto significa, entre outras coisas, o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), que precisa da aprovação dos 17 governos e Parlamentos da união monetária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)