(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsa de São Paulo segue em queda com pessimismo externo

Rumores de que a França pode ser o próximo país a ter sua nota de dívida rebaixada abala mercados


postado em 10/08/2011 13:06 / atualizado em 10/08/2011 13:39

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) voltou a sentir a piora do humor nos mercados internacionais, em meio aos rumores de que a França pode ser a próxima a perder a nota soberana AAA. Assim, seu principal índice, o Ibovespa, chegou a ceder momentaneamente abaixo dos 50 mil pontos, com queda de mais de 2%. Ainda assim, a desvalorização do índice é menos intensa que o tombo verificado nas bolsas norte-americanas e europeias.

Às 11h50, o Ibovespa caía 2,19%, aos 50.028 pontos, depois de ceder aos 49.947 pontos, em queda de 2,35%, na menor pontuação do dia. Já às 13:08, o índice mostrou melhoras, com queda de 0,72%, aos 50.780. O volume financeiro tem projeção de R$ 9 bilhões até o fim da jornada. No mesmo horário, em Wall Street, o índice Dow Jones cedia 3,66% e o S&P 500 recuava 3,41%. Na Europa, A Bolsa de Paris caiu 5,5%, Frankfurt recuou 5,13%, Londres perdeu 3,05% e Milão despencou 6,65% nesta quarta-feira, respectivamente, com as perdas do setor financeiro em destaque.

Na avaliação do chefe da mesa de renda variável de uma corretora paulista, o comportamento dos negócios locais está intrigante. "Há um cenário de exageros para os dois lados", comenta, referindo-se à queda de mais de 8% do Ibovespa na segunda-feira e à alta de mais de 5%, na terça.

Para ele, o giro negociado até o momento denota menor liquidez nos negócios, em um sinal de que a força vendedora pode estar menor. "Talvez, não haja mais tanta disposição para vender a qualquer preço." Ele ressalta, contudo, que em um ambiente de pânico, como o atual, a Bolsa fica sem defensa. "Os 50 mil pontos pode virar poeira rapidinho e só será possível mensurar um fundo quando as incertezas nos EUA e na Europa cessarem", conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)