(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reunião preparatória da zona do euro ocorrerá na quinta-feira


postado em 20/07/2011 08:06 / atualizado em 20/07/2011 08:13

A reunião preparatória que antecederá a cúpula da zona do euro foi adiada, empurrando para mais tarde o início do encontro dos líderes do bloco marcada para esta quinta-feira, informou uma pessoa com conhecimento do assunto.

A reunião, da qual participarão conselheiros e vice-líderes dos 17 países da zona do euro, estava prevista para hoje. No entanto ela foi transferida para amanhã, às 4h (de Brasília), segundo a fonte. Com isso, o início da cúpula acontecerá às 8h (de Brasília), uma hora mais tarde do que o inicialmente planejado.

A reprogramação foi feita porque detalhes do segundo pacote de resgate da Grécia ainda precisam ser finalizados e porque os planos para uma resposta mais abrangente para o euro e para a crise de dívida permanecem incertos.

Grécia

A cúpula da zona do euro, que será realizada amanhã em Bruxelas, será "decisiva para o futuro da Grécia e da União Europeia (UE)", advertiu nesta quarta-feira o porta-voz do Governo grego, Ilias Mosialos.

Os dirigentes dos 17 países da zona do euro discutirão um segundo plano de resgate para a economia da Grécia, no qual tentarão envolver o setor privado.

"Amanhã teremos uma reunião determinante para o futuro do país e da Europa. O primeiro-ministro (Giorgos Papandreou) luta para garantir que a Grécia siga de pé", declarou Mosialos, citado em um comunicado oficial.

Esta batalha envolve a "viabilidade da dívida (...), a proteção dos depósitos bancários (na Grécia) e a garantia de manutenção da liquidez (bancária)". Todos estes fatores constituem "linhas vermelhas para proteger o interesse nacional", acrescentou.

Papandreou rejeitou de imediato qualquer possibilidade de default parcial da Grécia, que resultaria de algumas medidas estudadas nas últimas semanas para tirar o país da crise e reduzir sua enorme dívida pública, que supera os 350 bilhões de euros (mais de 150% do PIB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)