(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Padronização de plugues e tomadas oferece mais segurança ao consumidor


postado em 07/07/2011 16:03 / atualizado em 07/07/2011 16:26

O novo padrão para tomadas e plugues no país, com dois ou três pinos redondos , começou a valer na última sexta-feira. Os novos modelos, desenvolvidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), visam dar mais segurança ao consumidor, diminuindo a possibilidade de choque elétrico e curto-circuito em função de conexões incorretas.

De acordo com o Inmetro, já existiram no mercado brasileiro, pelo menos, 20 tipos diferentes de plugues e tomadas, o que facilitava os acidentes domésticos.

(foto: Moises Silva/Esp.EM/D.A Press)
(foto: Moises Silva/Esp.EM/D.A Press)
De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Demétrio Venicio Aguiar, “o consumidor tinha à disposição mais de 12 modelos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, com isso usava indiscriminadamente adaptadores para ligação dos aparelhos. Os formatos e as potências dos diferentes aparelhos eram uma ameaça à segurança dos usuários”, explica.

Demétrio Aguiar ressalta ainda que os plugues de três pinos são usados em aparelhos que precisam de aterramento. “O terceiro pino evita choque elétrico caso o usuário ligue aparelhos que estejam em curto-circuito”, explica. Embora sejam 50% mais caros, o consumidor estará mais seguro. A nova medida determina que o comércio só poderá vender aparelhos eletroeletrônicos dentro do padrão.

Mudanças

- Os plugues de pino chato não serão mais produzidos. Os aparelhos passam a ter plugues com pinos redondos. Dependendo das características, o aparelho poderá ter plugue com dois ou três pinos.

- O terceiro pino funciona como fio terra dos aparelhos, desde que a instalação elétrica residencial disponha de aterramento.

- Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica do aparelho. Essa informação deverá constar na embalagem.

- De acordo com o Inmetro, em cerca de 20% dos casos, o usuário poderá ter dificuldades de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e os antigos. Nesses casos, deve ser trocada a tomada, utilizando a padronizada.

- Temporariamente, objetivando minimizar eventuais transtornos na fase de adaptação, admite-se o uso de adaptadores que, ao contrário dos anteriores não-padronizados, foram regulamentados e certificados, atendendo a normas de segurança.

Vantagens


- Maior segurança para o usuário contra choque elétrico por contatos acidentais, pois os orifícios da nova tomada têm a parte energizada mais profunda. Isso dificulta a incidência de choque elétrico se algum objeto for introduzido.

- Impossibilidade de contato do usuário com o pino energizado ao inserir ou retirar o plugue da tomada. A tomada tem cavidade em forma de polígono, cuja finalidade é impedir a exposição dos pinos do plugue durante a operação. A energização só acontece quando a cavidade é totalmente preenchida e os pinos completamente introduzidos nos orifícios.

- O novo formato de plugues permite um contato mais eficiente com a tomada, evitando aquecimentos que podem levar a acidentes como incêndios e curto-circuito.

- O contato mais eficiente com a tomada ajuda a evitar o desperdício, promovendo economia no consumo de energia elétrica.

- O usuário contará com mais segurança na utilização de aparelhos com plugues de três pinos caso a residência tenha aterramento.

- Impossibilidade de conexão dos plugues usados em aparelhos que trabalham com corrente elétrica diferente, impedindo sobrecargas.

- Todas as novas edificações só recebem a certidão do “Habite-se” (documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos) mediante o cumprimento do padrão, de acordo com Lei Federal promulgada em 2007.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)