(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lagarde e Cartens foram oficialmente selecionados como candidatos para dirigir o FMI


postado em 14/06/2011 07:15

A francesa Christine Lagarde e o mexicano Agustin Cartens foram oficialmente selecionados como candidatos para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou a instituição na noite de segunda-feira. Contudo, Stanley Fischer, 67, que dirige o Banco Central de Israel e que no último momento também se apresentou ao cargo de diretor-gerente do Fundo, não consta como candidato oficial, assinalou o FMI.

O Fundo não cita uma razão específica, mas as leis da instituição implicam que o diretor-gerente do FMI precisa ter menos de 65 anos. Fischer lamentou que sua candidatura não tenha sido aceita e afirmou considerar que a restrição relativa à idade não é pertinente atualmente.

Carstens é presidenter do Banco Central mexicano e Lagarde é ministra das Finanças da França.

O Conselho Executivo de 24 membros do FMI começará agora a ponderar sobre qual dos dois é o melhor candidato para comandar a instituição, e a escolha deve ser anunciada no final de junho, seis semanas após a renúncia de Dominique Strauss-Kahn, acusado de agressão sexual e tentativa de estupro em Nova York. Até o momento, Lagarde, 55, tem recebido os principais apoios políticos, sendo o principal deles do poderoso Bloco Europeu, onde ela tem estado profundamente envolvida com questões sobre crise fiscal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)