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Estado de Minas

Empresas comunicam débito via SMS


postado em 14/06/2011 06:00 / atualizado em 14/06/2011 06:20

Enquanto falsas mensagens corroem a credibilidade de avisos por e-mail, o torpedo, mensagem eletrônica via telefone celular, é nova ferramenta usada para notificar quem tem pendências financeiras. Os primeiros comunicados de SMS (sigla em inglês para Serviço de Mensagem Curta) começaram a ser disparados nessa segunda-feira e não substituem a convocação formal, via carta, de acordo com a Serasa Experian.

Quando receber solicitação de um cliente para a anotação de dívida vencida e não paga, o órgão poderá enviar instantaneamente essa informação ao interessado. Ao receber o torpedo, o consumidor ganharia tempo para tomar as providências de negociação da dívida com seu credor.

Até essa segunda-feira, a comunicação se dava exclusivamente por meio de carta e o processo de inclusão do nome no cadastro já começava assim que a correspondência era enviada. O SMS é “garantia opcional”, de acordo com Vander Nagata, superintendente de serviços de crédito ao consumidor da instituição. Para ele, é outra maneira para cercar as possibilidades de “o consumidor ser, com certeza, notificado”.

Se negociar a dívida em até 10 dias depois do envio dos comunicados, o consumidor consegue impedir que seu nome seja encaminhado para o cadastro de inadimplentes. Segundo Nagata, um terço das notificações se resolve assim, por manifestação da pessoa notificada ou por contraordem do credor.

Não foi o caso do funcionário público Zênio Souza, que na tarde dessa segunda-feira buscava informações sobre a inclusão de seu nome no cadastro em decorrência de dívidas com o cartão de crédito: “Acho que a notificação por mensagem de celular pode ajudar a agilizar o processo.Hoje o telefone já está na vida das pessoas”.

A base de dados com a informação do número telefônico do consumidor é a mesma que contém o endereço físico para o qual a correspondência será enviada, de acordo com a Serasa. “Mas com a portabilidade, as pessoas tendem a manter o mesmo número de telefone, enquanto muitas vezes se mudam e não informam o novo endereço”, ressalta Nagata.

A confiabilidade da notificação via torpedo foi preocupação da equipe que desenvolveu o sistema. “Sabemos que as pessoas usam todas as forma eletrônicas possíveis para enganar os outros, extorquir dinheiro etc. Por isso, o procedimento inclui o envio de um código no torpedo. O consumidor que receber a notificação deve acessar o site e confirmar a senha, que o levará às informações detalhadas”, explica Nagata.

Para a técnica em enfermagem Cláudia Nascimento da Cruz, cujo nome ficou sujo por conta de cheques que ela emprestou a parentes e estavam sem fundos, a notificação via torpedo não geraria desconfiança: “Quando é mensagem avisando que você ganhou tal promoção, a gente não acredita. Mas em um caso sério desses, que , pelo contrário, não oferece nenhuma vantagem, eu iria procurar me informar melhor sobre aquela história”.


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