(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mantega aponta trajetória favorável de inflação


postado em 03/06/2011 14:14

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que além da desaceleração da economia, os indicadores de inflação já estão mostrando uma trajetória favorável.

"A inflação está caindo em todos os indicadores", disse. Ele destacou o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), índice da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mede a inflação semanal. "Esse indicador sofreu uma queda muito grande da semana passada para esta, mostrando que os combustíveis e alimentos estão caindo e, por isso, estamos numa trajetória favorável de inflação."

Ele também lembrou que, no ano passado, houve um aumento muito grande das importações e que para as exportações o ano foi ruim. "Mas o que está acontecendo em 2011 é que as exportações estão crescendo e que o saldo comercial a ser alcançado poderá chegar a US$ 25 bilhões", disse. Para ele, este será um excelente resultado. "O déficit em transações correntes certamente será menor do que as projeções que o mercado está fazendo, em torno de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) para estimativas que vão de 2,5% a 2,8%. "Eu acho que (as contas externas) estão indo bem porque as commodities (matérias-primas) estão valorizadas e o Brasil, como exportador de commodities, está se defendendo bem."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)