(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cursos de capacitação em turismo ampliam atuação de profissionais interessados em funções específicas


postado em 28/05/2011 07:00 / atualizado em 28/05/2011 07:17


De olho na Copa do Mundo de 2014, o gerente administrativo Paulo Agostinho de Macedo Júnior, de 32 anos, pretende se reposicionar no mercado de trabalho. “Com a Copa haverá muitas oportunidades nessa área.” Há um ano e meio ele aguarda para fazer o curso de guia de turismo. “A área é muito bacana, porque entramos em contato com muitas pessoas.”

Depois de fazer o curso, ele pensa inclusive em se tornar empreendedor e abrir uma agência. Há um tempo, ele vem investindo na capacitação e já participou de vários cursos promovidos pelo Ministério do Turismo, com informações sobre o estado de Minas Gerais.

A turismóloga Camila Maura de Andrade, de 23, já trabalha na área, mas acredita que os cursos de capacitação irão ampliar sua atuação. Ela já fez 20 cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo e se inscreveu para todos os cursos a distância. “A faculdade oferece uma base, mas como a área é muito ampla, é preciso buscar capacitações específicas. O profissional pode atuar no ramo de hotelaria, agência, receptivo, eventos”, pontua.

Na Eco Consultoria Ambiental, empresa em que trabalha, Camila já pôde colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Meio ambiente foi uma das áreas em que se capacitou em um dos cursos ofertados pelo Ministério. As informações lhes ajudaram a orientar o processo de licenciamento ambiental do Faisão Resort Acqua Park. Camila também participa do processo de treinamento de camareiras e garçons, graças ao curso de hotelaria de que participou. “Os cursos foram muito bons e me ajudaram muito”, diz.

Marclei Rocha Matias de Almeida, de 35, há 15 trabalha com transporte. De motorista passou a proprietário de uma pequena frota e considera que os eventos esportivos representam oportunidade de expansão. “É importante atender ao turista com educação. Quem quer fazer o receptivo tem que ser simpático, mas é preciso agregar conhecimento, que é o principal”, avalia. Em sua opinião, é importante também ter bons veículos na frota e uma boa apresentação pessoal. Para se capacitar, Marclei pretende fazer os cursos ofertados pelo programa de Capacitação de Turismo em Minas Gerais.

O coordenador do programa, Márcio de Oliveira, lembra que os cursos fazem parte de um processo de investimento nos profissionais ligados à área de turismo. Os interessados podem fazer a inscrição para um dos três cursos presenciais em Belo Horizonte: atendimento ao turista, aspectos culturais e infraestrutura de Minas Gerais e idiomas (inglês e espanhol). Já para os cursos a distância, os interessados podem se inscrever para todos. “Os cursos são gratuitos e têm um altíssimo nível. É importante que as pessoas aproveitam essa oportunidade, porque o setor de turismo vem crescendo a passos largos. Mas na mesma medida em que ele se expande, os profissionais têm que se capacitar. Não adianta ter volume, precisamos de gente qualificada”, diz.

Qualidade

Márcio chama atenção para a qualidade do corpo docente. As aulas presenciais serão em Belo Horizonte, Contagem, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina e São João del-Rei. Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter o ensino fundamental completo. As informações sobre os cursos, locais e inscrições podem ser acessadas no endereço www.capacitacaoemturismomg.org.br.

Na modalidade a distância, as inscrições já estão abertas para os cursos: atrativos turísticos de Minas Gerais; história e cultura de Minas Gerais; marketing turístico; planejamento e organização de eventos; políticas públicas e regionalização e receptivo turístico. Durante o treinamento, serão abordados temas como atendimento de excelência, ética, idiomas, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas. Também farão parte do conteúdo assuntos como pluralidade cultural e a ligação do turismo com a geração de trabalho e renda.


Serviço

Cursos presenciais

Cidades confirmadas:
Belo Horizonte, Contagem, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina e São João del -Rei
Inscrições:
de amanhã a 31 de julho
Pré-requisitos para inscrições:
ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter no mínimo o ensino fundamental completo
Previsão de início dos cursos:
13 de junho (primeiras turmas)
Carga horária:
72 horas
Cursos totalmente gratuitos
Informações: www.capacitacaoemturismomg.org.bra

Cursos a distância

Abrangência:
todo o estado
Inscrições:
até 30 de outubro pelo site www.capacitacaoemturismomg.org.br
Pré-requisitos para inscrições:
ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter no mínimo o ensino fundamental completo
Início dos cursos:
já disponíveis
Cursos totalmente gratuitos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)