(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preço da gasolina é criticado por produtores


postado em 27/05/2011 06:00 / atualizado em 27/05/2011 06:14

São Paulo – O setor sucroenergético é refém do preço da gasolina, que está sendo estabilizado artificialmente pelo governo, disse nessa quinta-feira o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, durante o seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2011 e 2012, organizado pela BM&FBovespa. Segundo ele, diante da ação de políticas públicas para manutenção do preço da gasolina estabilizado desde 2005, novos investimentos em etanol ficam dependendo do que vai acontecer com a gasolina. “Hoje o preço da gasolina no Brasil está mais baixo do que o praticado no mercado mundial”, disse o executivo. Jank ressalta que o teto do preço do etanol sempre vai ser o preço da gasolina, impedindo a expansão da produção e do consumo porque, quando o preço do etanol atinge o da gasolina, os consumidores migram para o combustível fóssil.

O presidente da Unica lembra também que a expansão do etanol enfrenta obstáculos no ICMS diferenciado nos vários estados brasileiros. “No Estado de São Paulo, o ICMS de 12% permite que o produto seja competitivo em relação à gasolina, o que não ocorre na maioria do estados onde o ICMS incidente sobre o etanol é de 25%”, disse. “Se de fato o etanol é prioridade para o atual governo, a questão tributária tem que ser alterada, com diferentes ICMS para etanol e gasolina, com incentivos de IPI para as montadoras investirem em motores flex mais avançados” disse.

 O executivo disse que os preços do etanol oscilaram no ano cerca de 13% (consideradas mínima e máxima) e são considerados altos pelos consumidores, que reclamam da grande variação de preços em relação à gasolina, que é de apenas 2%. Jank lembra que, no mesmo período, a volatilidade dos preços de petróleo foi de 27%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)