No desfile de lançamento do Minas Trend Preview na noite dessa terça-feira já deu para ter uma ideia do que as grifes mineiras vão apresentar aos compradores que visitarão o evento. Os 45 looks expostos por belas modelos trouxeram muita cor, estampas tropicais, brilho, além de listras e transparência. Branco e bege também estavam presentes nas peças. O tema do desfile, de concepção do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que assina a direção de criação do evento, foi oxigênio e não deixou de lado o foco na sustentabilidade. Nos acessórios, folhas e legumes chamaram a atenção.
Sérgio Lourenço, superintendente de desenvolvimento empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), realizadora da Minas Trend Preview, explica que o evento passou por uma reformulação que tem a finalidade de aumentar a geração de negócios, sem perder de vista as tendências da moda na próxima temporada. “Em comparação com a última edição, esperamos diversificar os produtos e aumentar as vendas, alcançando mercados até agora inexplorados”, explica. Segundo ele, compradores de 10 países estarão presentes no Expominas durante a realização do Minas Trend Preview, entre eles os representantes da cadeia de lojas de departamento espanhola El Corte Inglés.
“A probabilidade de as confecções mineiras fecharem negócios com esses países é grande. O que atrapalha é o câmbio, uma vez que o real está muito valorizado. A vantagem é que no setor de moda, o produto brasileiro é de altíssimo valor agregado. Então, essa qualidade passa um pouco por cima da defasagem cambial absurda que se vive no Brasil”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecção (Abit) e da Cedro, centenária fabricante mineira de tecidos, Aguinaldo Diniz Filho. No ano passado, as confecções do estado, que empregam 200 mil trabalhadores, faturaram R$ 1,4 bilhão.
Oportunidades
Para Lourenço, o maior impacto da reformulação do espaço e da estratégia do evento será o fortalecimento dos produtos e grifes que serão apresentados ao público. “Isso vai gerar oportunidades de negócios em outros países e ampliará o mercado para as empresas mineiras”, diz. O Minas Trend Preview antecipa 60% do total que será lançado pelas grifes participantes para a temporada primavera/verão 2012 – entre calçados, vestuário e bijuterias. A apresentação das coleções durante o evento é realizada 30 dias antes da tradicional semana de moda que acontece em São Paulo.
O evento contará com 21 desfiles e 15 mil visitantes. No ano passado, foram 12 mil visitantes, entre os quais, 600 compradores vips. O Minas Trend Preview marca os pré-lançamentos nos segmentos de moda, calçados, bolsas, acessórios, joias e bijuterias. Para participar do evento, todas as confecções, obrigatoriamente, são avaliadas em quesitos como originalidade, qualidade da produção, entre outros, por um comitê formado por especialistas dos segmentos têxtil e confeccionista.