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Estado de Minas

Iveco lança caminhão extrapesado com câmbio automatizado

Um dos diferenciais do veículo é o câmbio com 16 marchas, que podem ser trocadas de forma manual ou automaticamente. O Vrum andou no novo Stralis Eurotronic


postado em 13/04/2011 18:45 / atualizado em 13/04/2011 18:49

A Iveco apresentou nesta quarta-feira a nova versão do extrapesado Stralis, que agora conta com o inédito câmbio automatizado de 16 marchas, o diferencial do modelo. Segundo a marca, a nova transmissão reduz o consumo de combustível, pois as trocas de marchas são realizadas no momento certo, de acordo com a necessidade do momento. O conjunto é 70 kg mais leve do que a transmissão manual convencional.

O Stralis NR Eurotronic chega em três configurações: tração 4x2, 6x2 e 6x4, ambas com motor FPT Cursor 13, de seis cilindros, 13 litros e potência de 460 cv.


Na estrada

O Vrum andou na versão 6x4, rebocando um bitrem com peso total de 54 toneladas de minério de ferro (a capacidade é para até 74 toneladas). Na rodovia BA-001, entre os municípios de Ilhéus e Una, o motor mostrou bom desempenho, formando um casamento harmonioso com o câmbio ZF automatizado de 16 marchas. A elasticidade proporcionada permite que sempre se encontre a marcha certa para cada situação.

Visando um melhor aproveitamento do consumo do combustível, o condutor pode optar em dirigir no modo Economy, que privilegia a economia de diesel. Se o motorista precisar de mais potência, para realizar uma ultrapassagem, por exemplo, basta pisar fundo no acelerador, que o sistema muda automaticamente para o modo normal.

Outro sistema inteligente é o Downhill Control, um computador que faz a troca de informações entre as centrais eletrônicas do motor e da transmissão, proporcionando o melhor comportamento do veículo em qualquer situação.Segundo a Iveco, tudo isso pesa a favor do baixo consumo, fazendo o Eurotronic ser 7% mais econômico do que a versão com câmbio manual convencional.

Parando

Frear uma carreta bitrem carregada com 54 toneladas parece ser uma manobra bem complicada. Com o Stralis não é bem assim. A versão que andamos é equipada com o opcional Intarder, que junto ao sistema de freios, forma uma potência de 985 cv para frear de forma progressiva. Segundo a montadora, caminhões com esse tipo de freio podem rodar com médias de velocidade maiores sem comprometer a segurança. O freio motor é acionado integralmente por uma alavanca multifuncional, que pode ser abaixada em seis estágios. No primeiro estágio, o motorista aciona os 347cv do sistema de freio motor.

Com o segundo estágio, aciona-se a válvula “borboleta”, Combined Brake (CEB), que eleva a potência de frenagem para 415cv. Aqui entra novamente o Downhill Control, que, no segundo estágio, sincroniza a redução de marchas com as exigências da frenagem. Em veículos equipados com o intarder ZF (acoplado à transmissão), a capacidade de frenagem vai além. No segundo estágio da alavanca multifuncional, já são acionados 25% da potência do intarder. No terceiro estágio, entra 50% do intarder. No quarto, 75%. No quinto, 100%.

Conforto

Se o câmbio é similar ao de um carro de passeio, o conforto não fica para trás. A cabine leito possui cama geladeira, ar-condicionado e ventilação forçada que pode ser usada com o caminhão desligado. Mas o melhor mesmo é o baixíssimo nível de ruído do motor, mesmo nas reduções de marchas em aclive ou uso do freio-motor em declives com carga. O condutor conta ainda com piloto automático, freio-motor e câmbio automatizado, todos na mesma alavanca, instalada na coluna de direção, que pode ser regulada em altura e profundidade. O Stralis NR Eurotronic vem ainda com travas, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo e rádio cd player com comandos no volante.

O Stralis foi lançado em 2005, reestilizado em 200 e agora ganha novas tecnologias para manter-se compeitivo no mercado. O segmento de extrapesados representa 18% do mercado de caminhões. Desse total, a Iveco absorve 13%. “O mercado está crescendo tanto que já falta mão de obra especializada para dirigir caminhões”, explica o diretor de vendas e marketing da Iveco, Alcides Cavalcanti.

Até o final do ano, a Iveco espera vender três mil unidades do Stralis NR Eurotronic, o que corresponde a 40% da gama Stralis. “Com isso, esperamos fechar 2011 podendo ultrapassar 15% de participação entre os extrapesados”, afirma Cavalcanti.

Preços

O Stralis Eurotronic custa a partir de R$ 430 mil (4x2), R$ 457 mil (6x2) e chega aos R$ 542 mil na configuração 6X4.


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