(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cuba prevê a venda de 4 milhões de caixas de rum em 2011, apesar das travas nos EUA


postado em 11/04/2011 17:16

Cuba espera vender 4 milhões de caixas (de 9 litros cada uma) de seu rum Havana Club, em 2011, apesar da decisão de um tribunal dos Estados Unidos de não renovar a licença de comercialização da marca no país, afirmou nesta segunda-feira um executivo do setor.

O presidente da estatal produtora Corporación Cuba Ron S.A., Juan González, destacou que o objetivo é chegar este ano "aos 4 milhões de caixas de rum, apesar da decisão arbitrária" americana, segundo a agência de notícias cubana Prensa Latina.

A corte federal de apelações de Washington decidiu há uma semana não renovar o registro da marca, em virtude do embargo aplicado pelos Estados Unidos desde 1962. A sentença - segundo o governo cubano - favorece o grupo americano Bacardi.


A francesa Pernod-Ricard, que faz parte com a Cuba Ron da companhia Havana Club Internacional S.A., vem brigando desde 1994 com a Bacardi, à qual as autoridades americanas permitiram comercializar a marca.

Segundo González, a capacidade industrial cubana está "num nível muito alto" pelo que espera este ano exportações "acima dos 100 milhões de dólares", além de melhorar "o posicionamento em mercados de Europa, América Latina, África e Ásia".

O assessor da Havana Club Internacional S.A., Arian Remedios, destacou que em 2010 a empresa vendeu 3,8 milhões de caixas de rum, o que corresponde a um crescimento de 14% em relação a 2009.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)