(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsas do Golfo Pérsico disparam após pacote saudita


postado em 20/03/2011 13:36 / atualizado em 20/03/2011 17:05

A maior parte dos mercados acionários do Golfo Pérsico fechou em forte alta neste domingo em reação ao pacote de US$ 91 bilhões anunciado na sexta-feira pelo rei Abdullah, da Arábia Saudita, para tentar isolar o reino, maior exportador de petróleo do mundo, da turbulência política que atinge o mundo árabe. 

Na sexta-feira, o rei anunciou uma série de medidas que incluem aumento do salário mínimo, auxílio-desemprego e projetos de construção para lidar com a falta crônica de moradias. 

A bolsa saudita fechou com alta de 4,5%, a de Dubai ganhou 2,6%. Em Abu Dabi, o mercado subiu 0,7%. No Catar, houve alta de 2,6% e, em Omã, de 1,3%. As bolsas do Bahrein e do Kuwait, no entanto terminaram em baixa de 1,6% e 0,2%, respectivamente. 

O pacote foi anunciado apenas uma semana depois de a Arábia ter enviado tropas ao Bahrein para ajudar seu aliado, governado por uma família real sunita, a esmagar uma rebelião da população de maioria xiita. Na própria Arábia Saudita ocorreram manifestações menores, incluindo de xiitas em regiões próximas ao Bahrein.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)