(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zona do euro discute fundo de 500 bilhões de euros


postado em 14/02/2011 15:13

Os ministros de Finanças da zona do euro - que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda - reunidos nesta terça-feira em Bruxelas estão discutindo planos para um fundo de 500 bilhões de euros. O fundo forneceria financiamento emergencial para países do bloco a partir de junho de 2013, informou uma autoridade europeia.

O chamado Mecanismo de Estabilidade Europeia (ESM, na sigla em inglês), baseado em uma proposta da Comissão Europeia, concederia empréstimos em termos similares aos oferecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo a fonte. O ESM é o mecanismo permanente que vai substituir a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) quando ela expirar, em 2013.


O estoque de capital do fundo seria de cerca de 100 bilhões de euros, depositados no Banco Central Europeu (BCE), e os governos da zona do euro seriam convocados a fazer mais contribuições caso isso seja necessário. "Mas o pré-requisito para o ESM, e antes dele para a EFSF, é um acordo sobre o pacto de competitividade inspirado nos alemães", disse a fonte.

Ao chegar para a reunião em Bruxelas, alguns ministros destacaram que ainda estão preparando o terreno para um amplo pacote de reformas que deverá ser finalizado na cúpula marcada para março. Isso envolve um acordo para melhorar a competitividade das economias de pior desempenho da zona do euro bem como novas regras para garantir que os países debilitados não possam desestabilizar o euro nem pegar carona no valor do crédito de outros países enquanto apresentam déficits orçamentários excessivamente grandes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)