(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais quer virar terra do macarrão


20/12/2008 08:52 - atualizado 08/01/2010 03:56

Ermínia compra mais de 120 quilos de massa por mês para sua padaria
Ermínia compra mais de 120 quilos de massa por mês para sua padaria (foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press)

Minas Gerais está prestes a se transformar na terra do macarrão. Pelo menos, esse é o objetivo das indústrias de massas alimentícias do estado que vão lançar uma campanha reivindicando o título. Em Minas, são produzidos, mensalmente, 35,5 mil toneladas de massas para 19 milhões de habitantes, o que resulta numa produção de 21 quilos por pessoa.

Já em São Paulo a produção é de 45 mil toneladas mensais de massa para mais de 40 milhões de consumidores, ou seja, são cerca de 13,5 quilos por consumidor paulista. “Já temos a maior produção per capita e estamos no caminho de também alcançar a maior produção total”, afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas da Vilma Alimentos, Cezar Tavares.

Segundo ele, a campanha que transforma o estado na terra do macarrão deve ser lançada no ano que vem. “São Paulo nunca reivindicou o título”, pondera. Vale lembrar que o estado vizinho já passou Minas no consumo e na produção de pão de queijo. Agora, os mineiros pretendem dar o troco com o macarrão.

Em Minas, há nove marcas com forte peso nas vendas nacionais de macarrão. E todas elas estão com investimentos em curso para ampliar a produção. A Vilma vai aumentar sua capacidade para 12 mil toneladas em 2009. Um exemplo do forte consumo mineiro pode ser visto na padaria Belo Pães, no Centro de BH. Há seis anos o estabelecimento oferece macarrão na chapa. “Faz muito sucesso. Vendemos até 50 porções por dia”, diz a sócia da padaria, Ermínia Alves Teixeira.

Ela compra mais de 120 quilos de massa por mês. No restaurante Bolão, são necessários 400 quilos de massa mensais para suprir os pedidos. O sócio do estabelecimento, Sílvio Rocha, chega a receber 800 clientes por dia e “a maioria pede espaguete.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)