(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indústria lidera desempenho da economia e tem melhor índice desde 2004


postado em 09/12/2008 13:21 / atualizado em 08/01/2010 03:57

A indústria foi o principal motor da economia no terceiro trimestre, com crescimento de 7,1% frente a igual período no ano passado. É a maior expansão do setor desde o segundo trimestre de 2004, quando em igual comparação, havia registrado elevação de 12,1%. O resultado da indústria foi determinado principalmente pelo crescimento recorde da construção civil e pelo melhor desempenho da indústria extrativa mineral, que inclui as produções de petróleo e minério de ferro.

"A indústria foi o destaque do terceiro trimestre, puxada pela construção civil, que teve um excelente desempenho", afirmou a gerente de Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rebeca Palis.

Os 11,7% de crescimento da construção civil foram recordes na série que mede o PIB (Produto Interno Bruto), inciada em 1996. No ano, a construção civil acumula incremento de 10,2%, atrás apenas dos serviços de intermedição financeira (10,7%). Nos últimos 12 meses, as atividades da construção civil registraram aumento de 9,2%.

Em seguida, a indústria extrativa mineral apresentou alta de 7,8% frente ao terceiro trimestre de 2007. A extração de minério de ferro teve alta de 10,6% na mesma comparação, e a produção de petróleo e gás, que exerce maior peso sobre a indústria extrativa mineral, aumentou 6,2%.

No ano, a indústria extrativa mineral registra alta de 5,6%, e nos últimos 12 meses, acumula alta de 4,3%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)