(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresas investem na preparação dos empregados para a aposentadoria


postado em 07/12/2008 08:27 / atualizado em 08/01/2010 03:57

 A secretária Nádia Gomes de Vaz, da AngloGold, já fez vários cursos pensando no futuro (foto: Euler Junior/EM/D. A Press )
A secretária Nádia Gomes de Vaz, da AngloGold, já fez vários cursos pensando no futuro (foto: Euler Junior/EM/D. A Press )



A preocupação com a aposentadoria não costuma tirar o sono de quem está hoje na ativa, trabalhando normalmente. Mas esse dia vai chegar para todos e quem se planejar poderá viver esse momento da vida com mais tranqüilidade. Muitas empresas têm ministrado cursos para preparar os funcionários para essa nova fase. Os seminários para a aposentadoria (PPA) envolvem aspectos como saúde física e psicológica, planos de previdência, orientações do INSS, cuidados financeiros, convívio familiar e sexualidade após o desligamento.

Estimular o controle do orçamento do trabalhador é o objetivo das palestras do especialista em finanças pessoais Erasmo Vieira. Ele explica que a nova realidade do aposentado implica mudanças profundas, que muitas vezes surpreendem aqueles que estão se desligando do mercado de trabalho. “Quando a pessoa se aposenta, sua renda cai e os gastos aumentam. O plano de saúde e a alimentação, por exemplo, que eram bancados pela empresa, passam a ser pagos por ele. Ao mesmo tempo, ele tem mais tempo livre para gastar e fazer despesas”, enumera.

Segundo Vieira, o controle do orçamento envolve aspectos importantes, como renegociação e eliminação de todas as dívidas. “Outro ponto importante é que, muitas vezes, quando se aposenta, o trabalhador recebe o FGTS, um montante inédito de dinheiro. Se ele não planejar corretamente o destino dessa quantia, pode passar apertos no futuro”, diz ele.

Como os cursos de PPA envolvem aspectos variados do cotidiano, acabam interessando também àqueles cuja aposentadoria não virá tão cedo. É o caso da secretária executiva Nadia Gomes Vaz, que trabalha na área de recursos minerais da AngloGold. Como tem hoje 42 anos, ainda faltam 18 para sua aposentadoria por idade (60 anos). Mesmo assim, desde que soube do curso, ela se interessou em participar. “Sou casada e tenho dois filhos. Faço uma previdência privada, mas não tenho ainda um planejamento para o futuro”, conta. Ela diz que uma das palestras que mais lhe agradaram foi a do INSS. “Ficou claro para mim que não é vantajoso a aposentadoria por tempo de serviço. Comecei a trabalhar cedo, aos 14 anos, e, se parasse daqui a dois anos, meu salário seria proporcionalmente mais baixo do que a aposentadoria por idade. E com a previdência privada posso aumentar minha contribuição percentual, o que vai proporcionar um rendimento melhor no futuro”, afirma.

Na AngloGold o curso é recomendado aos funcionários que estão a cinco anos da aposentadoria. Além do empregado, a família é convidada a participar. “Este ano organizamos três seminários. O público médio é de 25 a 30 pessoas”, informa o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Ricardo de Assis Santos. Para Nadia, é importante participar também para romper velhos paradigmas. “O perfil do aposentado vem se modificando e podemos nos programar mais cedo para ter um futuro mais promissor em outra etapa da vida.”

Na cara do gol

O coordenador de manutenção Hely Eleotério da Silva trabalha há 23 anos e já deu entrada com a documentação no INSS, requisitando a aposentadoria. Ele tem apenas 40 anos, mas, como trabalha no subsolo, seu tempo de serviço é mais curto. “Já estou na cara do gol”, diz ele, que assistiu às palestras em 2007 e este ano. “Nós somos preparados para trabalhar, mas nunca para deixar a ativa. Por isso, o curso foi para mim uma ótima surpresa. É difícil pensar que amanhã você estará inativo. Isso mexe muito com o emocional da gente”, revela.

Hely afirma que não pretende parar de trabalhar tão cedo. “Tenho muita saúde física e estou cheio de planos. Passei no vestibular agora, vou cursar engenharia. Mas acho esse curso mais importante ainda para quem está começando a trabalhar. Por exemplo, eu só fiz o plano de previdência privada em 2007, com 22 anos de empresa. Se eu tivesse dois anos de trabalho aqui e conhecesse esse programa, minha atitude seria outra, poderia me planejar com mais antecedência.”

Tome cuidado

Os perigos

Mais tempo livre para gastar dinheiro
Aumento das despesas com filhos e netos
Gasto extra com alimentação e plano de saúde
Convivência familiar intensa
Se acostumar a viver com dois salários


Dicas para um bom planejamento

Aprender a viver com menos dinheiro
Controlar com rigidez o orçamento
Renegociar e eliminar as dívidas
Fazer poupança com qualquer receita extra
Investir a reserva em aplicações conservadoras


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)