(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo pretende criar comitê para fortalecer competitividade no setor da moda


postado em 05/11/2008 15:47 / atualizado em 08/01/2010 04:06


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou nesta quarta (5). ao participar de um evento de moda, que este setor e o governo e o setor pretendem criar, ainda neste mês, o Comitê da Moda, para fortalecer a competitividade de toda a cadeia têxtil e de confecção.

“Vamos estabelecer programas específicos para a divulgação da moda, especialmente no exterior, junto com a Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportação]”, disse o ministro. Ele destacou que o setor de têxteis e vestuário é o segundo maior empregador do país na indústria, atrás apenas do segmento de alimentos e indústrias.

“A moda no Brasil contribui com 4,1% no total do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país] brasileiro e gera 7,5 milhões de empregos diretos. Por tudo isso, é um segmento produtivo de forte impacto social,” disse o ministro.

Em palestra feita de manhã, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, falou sobre a importância da indústria da moda e as perspectivas do setor no país. Para ele, as perspectivas são positivas, apesar da crise, pois o país tem um mercado interno muito promissor, sólidos sistemas bancário e empresarial e avança fortemente na redução das desigualdades sociais, geração de emprego e no aumento dos salários reais.

Na opinião de Coutinho, tais condições permitem que se estime um crescimento de 5% da economia brasileira em 2009.

Coutinho e Miguel Jorge participaram, no Forte de Copacabana, no Rio, do ciclo de palestras O Valor da Moda. O seminário vai até domingo (9) e faz parte da primeira edição do Claro Rio Summer, evento de moda praia que pretende firmar o Brasil como referência internacional no segmento e discutir os desafios do setor diante da atual crise financeira mundial.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)