(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China vai crescer menos de dois dígitos em 2009, diz Banco Mundial


postado em 27/10/2008 10:55 / atualizado em 08/01/2010 04:08

A China registrará um crescimento abaixo de 10% em 2009 em conseqüência do impacto da crise financeira, prevê o economista chefe do Banco Mundial (Bird), o chinês Lin Yifu, segundo o jornal "Notícias de Pequim".

"A respeito do crescimento do passado, de dois dígitos, deve acontecer uma correção de dois a três pontos percentuais, mas com relação ao restante do mundo é um crescimento rápido", declarou Lin. "Diante da crise financeira, a China deve estimular a demanda interna", avaliou.

Nos nove primeiros meses deste ano, a economia chinesa cresceu 9,9%, apesar das dificuldades que o país enfrenta neste ano devido aos desastres naturais sofridos e ao impacto da crise financeira mundial. O número está dentro das previsões do governo, mas mostra certa desaceleração.

O NBS (Escritório Nacional de Estatísticas, em inglês) publicou na segunda-feira passada (20) os dados macroeconômicos dos nove primeiros meses do ano, no qual destacou uma nova queda do crescimento trimestral (9% no terceiro trimestre, frente a 10,4% do período entre abril e junho e 10,6% entre janeiro e março). Em 2006 e 2007, o crescimento econômico trimestral da China nunca ficou abaixo de 10%.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China nesse período subiu para US$ 2,95 trilhões, em sua corrida para alcançar a Alemanha e se transformar na terceira potência econômica mundial, depois de Estados Unidos e Japão. Ao apresentar os números macroeconômicos, o porta-voz do NBS, Li Xiaochao, destacou que, nos primeiros nove meses do ano, a China, em um ano muito complicado, "fez balanço da situação, tomou decisões e adotou políticas que mantiveram um crescimento rápido e estável".

Destacou também a publicação dos números de inflação, que entre janeiro e setembro foi de 7%, 2,9 pontos percentuais a mais que no mesmo período de 2007, mas nove décimos a menos que na primeira metade deste ano, mostrando que as medidas para controlar os preços estão surtindo efeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)