(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Central amplia ativos a serem comprados com compulsório


postado em 16/10/2008 10:01 / atualizado em 08/01/2010 04:11

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira uma circular que amplia o número de ativos que podem ser adquiridos por instituições financeiras e que geram abatimento no recolhimento de compulsórios sobre depósitos a prazo. Com a medida, passam a ser aceitos nesse tipo de operação títulos e valores mobiliários de renda fixa, adiantamentos e outros créditos de pessoas físicas e empresas não financeiras, certificados de depósito interfinanceiro (CDI) e certificados de depósito bancário (CDB) com garantia de ativos como títulos de renda fixa e adiantamentos de crédito ou outras operações de crédito.

Segundo nota à imprensa divulgada esta manhã pelo BC, a redução do compulsório continua em 70% do valor a ser recolhido pela instituição que adquire os ativos. Esse abatimento está limitado a 20% para aquisição de operações de uma determinada instituição. Dessa forma, para que o banco comprador consiga utilizar o desconto total de 70%, será necessário adquirir, no mínimo, ativos de cinco instituições. O patrimônio de referência do banco que vender os ativos continua limitado a R$ 7 bilhões para a geração do abatimento de compulsório.

A nota também cita que só poderão ser utilizadas operações originadas na instituição vendedora até 30 de setembro de 2008.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)