(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Embarque na aventura de sabores oferecida pelo Brumadinho Gourmet

No fim de semana, festival vai movimentar a cidade da Grande BH. Tem risoto com azedinha, bolinho de taioba e até cachaça com flor de sabugueiro. O chef Érick Jacquin é um dos convidados


postado em 06/09/2019 04:00

Fernanda Gomes*

Érick Jacquin, atração do MasterChef Brasil, vai dar aula-show no domingo (foto: Fox Life/divulgação)
Érick Jacquin, atração do MasterChef Brasil, vai dar aula-show no domingo (foto: Fox Life/divulgação)
Acho que as pessoas virão, porque querem prestigiar Brumadinho. E nós precisamos desse abraço. Então, venham nos abraçar”, convida a chef Flávia Parreira, que vai participar do 11º Brumadinho Gourmet, festa gastronômica que será realizada até domingo (8) na cidade da Grande BH.
Flávia comanda o restaurante Rota V8 Rock Bar, que bate ponto pela quarta vez no festival. “O evento dá muito trabalho, mas nós nos divertimos trabalhando”, brinca ela, que apresentará pratos à base das PANCs.

Tema desta edição, PANCs são as plantas alimentícias não convencionais. Entre elas estão bertalha, taioba, assa-peixe, ora-pro-nóbis e flores comestíveis.

“A região de Brumadinho conta com muitos produtores de PANCs. Queremos fazer uma homenagem a eles”, explica Júlio Toledo, da JP Cultural, que promove o evento. Outro objetivo do projeto é estimular a economia e a comunidade locais, muito abaladas depois da tragédia causada pelo rompimento da mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro.

Apaixonados por culinária terão a oportunidade de participar de aulas-show com os chefs Ivo Faria, um dos mais prestigiados do Brasil, e Érick Jacquin, conhecido por sua participação no reality MasterChef Brasil.

ATRAÇÕES

Risoto de linguiça com gremolata de azedinha, prato do Boi Vitório(foto: Letícia Dinis/divulgação)
Risoto de linguiça com gremolata de azedinha, prato do Boi Vitório (foto: Letícia Dinis/divulgação)
Vão participar restaurantes da região de Brumadinho (Yakitori, Massa da Casa, Verdes Folhas, Alho Poró, Ticontrei e Rota V8) e de Belo Horizonte (Boi Vitório, Omilía e Chef Val Delícia). O preço dos pratos varia de R$ 20 a R$ 25. São cerca de 20 opções – entre elas, risoto de linguiça com queijo canastra, cogumelos, tomate assado e gremolata de azedinha; bolinho de taioba com catupiri e queijo de minas acompanhado por creme de milho; linguiça defumada com ragu de flor de beldroega; ravióli de espinafre; e banana chips com limão-capeta e flor de capuchinha. Tem até coquetel de jasmim e cachaça com flor de sabugueiro, violeta e rosas.

Também serão promovidas as competições Chef Brumadinho Gourmet, cujo vencedor ganhará bolsa de estudos em gastronomia e dirigirá um restaurante na próxima edição do festival, e Cozinheira de Mão Cheia, que premiará a melhor “piloto de fogão” da região de Brumadinho.

Além de as pessoas acompanharem a execução dos pratos e a votação do júri, vão conhecer Charles Saliba, o vencedor da última edição do Chef Brumadinho Gourmet.

A agenda inclui degustações de vinhos, cachaças e cervejas especiais, além de espaços gourmet idealizados por bares e restaurantes regionais. No sábado (7), tem show do sambista carioca Dudu Nobre.

As crianças terão a sua área. Sábado (7) e domingo (8), o festival oferecerá espaço kids, com brinquedos, oficinas, palhaços, mágico, perna-de-pau e contação de histórias.

“Quem puder, venha! Essa é uma chance de ver Brumadinho movimentada de novo”, convida Gabriel Trilho, chef do restaurante Omilía, que há três anos participa do festival. “A gente vai oferecer entretenimento, música, arte e um bom papo às pessoas”, completa Julio Toledo.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

Ravióli de espinafre do Massa da Casa(foto: Valéria Marques/divulgação)
Ravióli de espinafre do Massa da Casa (foto: Valéria Marques/divulgação)
AULAS-SHOW

. Chef Ivo Faria
Sábado (7), às 11h
. Chef Érick Jacquin
Domingo (8), às 11h

11º BRUMADINHO GOURMET
Avenida Casa Branca, Praça Central de Brumadinho. Sexta (6) e sábado (7), 
das 10h à meia-noite; domingo (8), das 10h às 22h. Entrada franca. Informações: (31) 98866-3411. Programação: https://www.facebook.com
/brumadinhogourmet


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)