Jornal Estado de Minas

Parque de sabores

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis


São muitos os eventos culturais realizados em Belo Horizonte para o público adulto, mas quais são os programas para os pequenos? Essa pergunta foi o ponto de partida para Gabrielle Corrêa criar o Festival Orquestrando, que chega em sua 10 ª edição amanhã ao Mercado Distrital do Cruzeiro. Desta vez, o projeto tem como tema o bom hábito alimentar.

“Vai ser o dia inteiro de programação cultural ininterrupta. Vamos ter caça ao tesouro, shows, contação de histórias, oficina de plantio e várias atividades para as crianças e os pais. Além disso, vamos trabalhar também com a gastronomia afetiva, em que a criança descobre o alimento por vínculo”, explica a idealizadora do Festival Orquestrando.

A grande novidade desta edição será a vivência sensorial com Juliana Muradas, chef especializada em alimentação saudável. “Para essa atividade, nós delimitamos um número de crianças por horário. Vamos deixar alimentos como sementes e legumes disponíveis para elas escolherem o que querem experimentar”, conta a chef. “O principal não é gostar do alimento e, sim, experimentar”, acrescenta.

A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos.

O projeto não é somente para os pequenos. Também serão oferecidas atividades para os pais e responsáveis que estiverem no local. “Eu falo que o Orquestrando é para crianças de 0 a 80 anos”, brinca Gabrielle. “Nós estamos propondo uma atividade em que os pais e os filhos criem um mosaico a partir de materiais recicláveis. Depois que estiverem prontos, um mosaico ficará com a criança e o outro será doado para uma associação de Contagem”, antecipa. Os adultos poderão participar ainda de palestra sobre nutrição, aula de dança e bate-papo relacionado ao turismo, que serão realizadas no Espaço Arena e no Palco Principal do mercado.

Todos vão curtir canções da cantora e compositora Christina Lobo no show Pocket música infantil. Marcada pela interação da artista com o público, a apresentação mescla música, poesia e contação de histórias.
“A cada cinco músicas que eu canto, eu conto uma história. Meu objetivo no palco é levar elementos para a educação da criança e também para a formação do adulto”, afirma a cantora. A artista promete interpretar a música Prato colorido, canção de sua autoria que aborda de maneira lúdica receitas que levam frutas e legumes, a fim de estimular as crianças a comerem de maneira saudável.

Também se apresentam no festival o Palhaço Treco Treco, com o show Treco Treco – O maior mágico do mundo, e a contadora de histórias Rubia Mesquita, que promete capturar a atenção dos pequenos com a literatura infantil.

“O momento mais esperado por todos é a performance Transformers. Nessa hora, os carros-robôs Bumblebee e Optimus Prime entram no mercado para brincar e tirar fotos com as crianças”, revela Gabrielle.

Ao longo de todo o festival haverá brinquedos infláveis, como pula-pula e tobogã, além de carrinhos de pipoca, bike-food e açaí.

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Eduardo Murta

ORQUESTRANDO EDIÇÃO
GASTRONÔMICA 2019
Sábado, 18 de maio, das 10h às 16h, no Mercado Distrital do Cruzeiro, Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro. Entrada franca.
.