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A vez do fresh food

Restaurantes de BH apostam na demanda por comida saudável. Clientes fazem até fila para comer salada


postado em 02/11/2018 05:07

Helder Paiva, sócio do Pomar Fresh Food, investe no interesse do cliente em se alimentar bem(foto: Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Helder Paiva, sócio do Pomar Fresh Food, investe no interesse do cliente em se alimentar bem (foto: Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Até o século passado, pensar em comida fácil era sinônimo de congelados ou fast food. Mas o mundo mudou. A palavra de ordem é qualidade de vida. Nesse contexto, mais e mais pessoas estão revendo hábitos alimentares. Tanto que surgiu uma nova demanda: a busca por produtos frescos, de qualidade e saudáveis. Sai de cena o junk food e entra o fresh food, de preferência de origem orgânica e sazonal, colhido no dia. O mercado sentiu a mudança. E, claro, já se adaptou. Não por acaso, restaurantes que oferecem cardápio nessa linha crescem e aparecem em BH.
 
Savassi, Lourdes, Centro, Barro Preto, Santo Agostinho, Santa Efigênia... Eles pipocam por aí, provando que essa comida não tem nada de “sem graça”. Prova disso são as filas no horário de pico, revelam Luiz Gustavo Moreira e Guilherme Astone, sócios no Horta 31, food express de saladas pioneiro na cidade.

A primeira unidade foi inaugurada em maio de 2017. A marca já tem 12 lojas – seis próprias e seis franquias. “A ideia é simples: a pessoa escolhe através do balcão de vidro entre mais de 30 ingredientes frescos, sem limitação de quantidade. A refeição é cobrada no peso (R$ 42,90/kg e R$ 49,90/kg, no BH Shopping). Pode-se comer no local ou levar para casa. É rápido e prático, com filas nos horários de almoço e movimento o dia inteiro. Servimos saladas até as 22h em dias úteis, funcionamos também aos sábados”, explica Luiz Gustavo.

A preocupação com a alimentação de qualidade é o grande filão atual, acredita o sócio do Horta 31. Tanto que a demanda tem aumentado. “Moramos muito tempo no litoral (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Lá, percebemos o desejo das pessoas por oferta alimentar fresca, saudável e plural. Costumamos dizer que não vendemos salada, mas saúde, bem-estar e qualidade de vida. Nossa missão é possibilitar às pessoas incluir a alimentação saudável em sua rotina, e, assim, impactar positivamente na vida da comunidade”, afirma.

Além de ingredientes frescos, com variedade de folhas, verduras e legumes cozidos e crus (60% da oferta), a marca trabalha com carnes magras, queijos, frutas, grãos, temperos e molhos. Também há carne cozida desfiada, tilápia, kani e peito de frango preparados no azeite. “Temos molhos rosê, mostarda e mel, parmesão, pesto e gorgonzola, além de azeite, orégano, pimenta calabresa, castanha, linhaça dourada, gergelim preto, croutons, damasco, chia e alho frito”, lista Luiz.

A oferta de lanches prioriza ingredientes frescos e menos processados, com baixo ou nenhum acréscimo de açúcar”, avisa. Mas há doces da linha funcional, a exemplo do brownie da Horta (coco tostado no açúcar mascavo, R$ 8), salada de frutas, iogurte natural e granola low carb (mix de castanhas e sementes), barrinhas de sementes e castanhas. Para beber, sucos (R$ 5,50) de abacaxi com hortelã, melancia com gengibre, verde, morango e laranja. E também água de coco (R$ 6).

EXPANSÃO O esquema fast fresh é a marca registrada do negócio administrado por Helder Paiva e Eduardo Aladim, sócios do Pomar Fresh Food, restaurante que abriu as portas em dezembro do ano passado. “A casa agradou tanto que em pouco tempo decidimos abrir outras lojas em diferentes regiões de BH. A quarta será inaugurada no mês que vem”, conta Helder. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação, buscando opções saudáveis, ambientes aconchegantes e atendimento espontâneo. Preparamos tudo diariamente e com muito carinho.”

O cardápio inclui produtos ricos em nutrientes, como legumes, verduras, grãos e frutas, além de molhos e preparos artesanais. O preço é no quilo: saladas por R$ 42,90; salada de frutas por R$ 36,90; e possibilidade de acrescentar toppings – creme de cupuaçu, iogurte, pasta de amendoim, mel e outros.

A casa também serve açaí (R$ 36,90), sanduíches, pão artesanal (R$ 13,90 a unidade) e wrap (R$ 16,90). O serviço é dinâmico, destaca. “Tomamos a decisão de investir no mercado de alimentação saudável por percebermos que os hábitos estão mudando de forma acelerada e com raízes muito firmes. Não se trata de modinha. Há alguns anos, era improvável adolescentes formarem fila para comer salada, mas hoje isso é realidade”, observa. “A geração que cresceu com o junk food já percebeu os efeitos da alimentação ruim: obesidade, sedentarismo, indisposição e doenças. As redes sociais também tiveram impacto ao promoverem os benefícios do bem-estar.”


ONDE IR

» HORTA 31 (foto abaixo)
>> Rua Antônio de Albuquerque, 684, Savassi; Rua Espírito Santo, 841, Centro; Avenida Álvares Cabral, 1.835, Santo Agostinho; BH Shopping; Avenida Getúlio Vargas, 628, Funcionários. Matriz: (31) 99865-7450. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h; sábado, das 11h às 16h. Informações: www.horta31.com.br

» MERCADO DAS SALADAS
Rua Aimorés, 207, Funcionários. (31) 3022-8519. DIariamente, das 11h às 23h, inclusive feriados

» CASA AMORA

Rua Paraíba, 941, Savassi. (31) 3261-5794. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h; sábado, das 12h às 15h30.
BeGreen Boulevard/Shopping Boulevard, (31) 3241-1205. De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30 (almoço até 15h); sábado e feriado, das 12h às 18h (almoço até 15h30); e domingo, das 12h às 15h30

» POMAR FRESH FOOD

Rua Pernambuco, 989, Savassi. (31) 99704-7479. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, e sábado, das 11h30 às 15h

Todo cuidado é pouco

Um dos primeiros restaurantes da cidade a se aproximar da horta e do pomar foi a Casa Amora, administrada pelas nutricionistas Laura Gondim Davis, Marcela Motta Machado e Patrícia Saggioro Davis. A primeira unidade foi aberta em 2013 e a segunda em 2017, no Shopping Boulevard. “O objetivo do restaurante é fornecer uma refeição de qualidade, preparada com cuidado, para um cotidiano mais leve”, diz Patrícia.

O almoço conta com três opções de carnes e nove de acompanhamentos. O cardápio é variado diariamente, com preços entre R$ 23,90 e R$ 31,90. “Como alguns acompanhamentos preferidos do público citamos o risoni com castanha caramelizada, o quibe de abóbora e a panqueca de massa integral recheada com pupunha, ricota e alho-poró”, detalha. Outros queridinhos são o cheesecake de frutas vermelhas (R$ 9 a fatia) e o brigadeiro de chocolate 50% cacau (R$ 3,90).

FERIADO O economista e administrador de empresas Márcio Rezende Dias Teodoro abriu o Mercado das Saladas em 2014. “Não trabalhamos com produtos congelados, não usamos óleo tradicional e a maioria de nossos insumos é hidropônica ou orgânica”. No restaurante, que fica no Funcionários e funciona todos os dias (inclusive nos feriados), o serviço é à la carte. Também há oferta de carnes grelhadas.

Entre os pratos mais pedidos está o Monte sua salada, “variedade de ingredientes à escolha do freguês”, diz Márcio, com preços a partir de R$ 17,50. Marmitas fitness à base de proteínas e carboidrato (a partir de R$ 15) e a tilápia grelhada ao molho pesto (R$ 29,90) também agradam. Alguns ingredientes são refogados em alho, na hora. “Aqui, salada não é fria e sem graça”, avisa Márcio.


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