Jornal Estado de Minas

COMBATE AO RACISMO

Contagem: inscrições para Prêmio Zumbi dos Palmares estão abertas

As inscrições para o Prêmio Zumbi dos Palmares, realizado pela Prefeitura de Contagem estão abertas até 4 de novembro. A honraria serve para homenagear pessoas ou instituições que se destacaram por suas atuações no enfrentamento ao racismo contra a população negra e na luta pela igualdade de direitos no município de Contagem.




Entre os inscritos, serão contempladas dez personalidades e instituições. As indicações deverão ser realizadas até às 23h59 de 4 de novembro, por meio deste formulário virtual, que deverá ser preenchido com os seguintes dados:

I - Identificação na sugestão da modalidade de premiação na qual concorrerá aquele participante sugerido, especificando se este é uma pessoa física ou jurídica

II - Identificação do participante indicado com breve histórico de sua biografia, em especial, de sua atuação na área de enfrentamento e combate ao racismo e promoção da igualdade racial e síntese das ações relevantes por ele desenvolvidas

III - Endereço completo, telefone, endereço eletrônico, página na internet do participante indicado, se houver. Sendo pessoa jurídica, o nome de seu representante legal

IV – Apresentar práticas do participante indicado com relação à temática de enfrentamento e combate ao racismo e promoção da igualdade racial;

V - Justificativa para a indicação

VI - Identificação do Indicador, constando o nome da pessoa física ou jurídica, responsável pela indicação, e, se pessoa jurídica, o nome de seu representante legal.

A premiação acontecerá no dia 20 de novembro, local e horário ainda serão informados.

Quem foi Zumbi dos Palmares?


Nascido no município de União dos Palmares, em Alagoas, Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola durante o período colonial descendente de guerreiros angolanos.

Por liderar o Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil Colônia, Zumbi tornou-se uma figura importante na resistência e luta contra a escravidão.
Em 20 de novembro, dia do falecimento do líder quilombola, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011.
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.