Jornal Estado de Minas

RACISMO ESTRUTURAL

Acesso de alunos pretos ao ensino médio está 10 anos atrás dos brancos

Uma pesquisa realizada pela ONG Todos Pela Educação, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o acesso e a conclusão do ensino médio por estudantes pretos e pardos ainda equivalem a uma defasagem de dez anos em relação aos índices de alunos brancos. A análise, que abrange o período de 2012 a 2022, considera adolescentes de 15 a 17 anos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio e jovens de até 19 anos que já terminaram essa etapa educacional.





No último ano analisado, os indicadores para estudantes pretos e pardos eram semelhantes aos de alunos brancos em 2012. Por outro lado, a pesquisa aponta uma redução na desigualdade entre os grupos ao longo da última década no Brasil. Apenas seis em cada dez jovens pretos de 19 anos concluíram o ensino médio no país, sendo que a taxa de conclusão duplicou nos últimos dez anos. Entretanto, o índice atual ainda é inferior ao de jovens brancos em 2012.

 

 

Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas da Todos Pela Educação, destaca que a desigualdade étnico-racial ainda é uma realidade no sistema educacional brasileiro. Segundo ele, isso é resultado de um ciclo de exclusão de jovens pretos e pardos, que também é determinado pela ausência de políticas voltadas à equidade das relações étnico-raciais. Corrêa reforça a necessidade de ações focadas na equidade racial e no comprometimento de lideranças políticas e gestores públicos.

 

Em relação ao panorama geral, o Brasil progrediu no acesso e na conclusão do ensino médio desde 2012. Naquele ano, 63,5% dos alunos (de 15 e 17 anos) estavam matriculados ou já haviam concluído os estudos. Em 2022, esse número aumentou para 76,7%. Já entre os jovens de 19 anos, a taxa de conclusão passou de 50,4% em 2012 para 67,3% em 2022. O novo Ensino Médio promete trazer mudanças significativas, como aumento da carga horária e a implementação do 'Itinerário Formativo', que deve auxiliar os alunos na escolha da profissão.