Jornal Estado de Minas

AMOR DE TODAS AS CORES

Uberaba: 1ª Semana da Diversidade LGBTQIA+ terá pesquisa inédita


Uberaba, no Triângulo Mineiro, se prepara para receber a 1ª Semana da Diversidade com Parada LGBTQIA+, entres 30 e julho e 7 de agosto.

O evento, que terá como tema 'Amor de todas as cores', contará com a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Uberaba, rodas de conversa, eleição de Miss e Mister LGBT+ e o lançamento de pesquisa sociodemográfica do público LGBT+.



O estudo será realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Coordenadoria de Políticas LGBT+ da Prefeitura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e entidades que lutam pelos direitos da comunidade na cidade.
 
Segundo informações da FCU, a pesquisa vai levantar demandas da comunidade em quatro eixos: saúde, educação, trabalho, renda e violência, e também registrar o aspecto quantitativo desses quesitos.

De acordo com a jornalista Ana Paula Neves dos Santos, casada com a também jornalista Pituca Ferreira há 16 anos, um evento como a 1ª Semana da Diversidade com Parada LGBTQIA+ de Uberaba é muito importante para qualquer cidade.



“Acho que cada município, sempre que possível, deve ou deveria realizar a sua manifestação pública da comunidade LGBTQIA+, porque é importante falar sobre o assunto numa sociedade em que se enfrenta diariamente diversos tipos de preconceitos. Preconceito se combate com informação e também com amor”, afirmou Ana Paula.

Para ela, também é importante que não somente as pessoas da comunidade LGBTQIA+ participem do evento, mas outros integrantes das famílias. “Para que entendam e compreendam que o amor existe em todas as coisas e todas as formas. Como diz a música do Lulu Santos toda forma de amor é válida e importante”, ressaltou.
 

Confira a programação do evento:

 
30 de julho (sábado)
Na Concha Acústica, das 16 às 21h: eleição do Miss e Mister LGBT+
 
1º de agosto (domingo)
No anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal (horário a definir): lançamento do mapeamento do público LGBT+ de Uberaba
 
2 de agosto (segunda-feira)
No anfiteatro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), às 17h: roda de conversa “Saúde mental LGBT+: Violações sofridas pelo público”
 
3 de agosto (terça-feira)
No anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), às18h30: roda de conversa para discutir “Empregabilidade LGBT+”
 
4 de agosto (quarta-feira)
Na FCU, às 18h30: roda de conversa “Vamos falar sobre Políticas Públicas LGBT+!”
 
5 de agosto (quinta-feira)
Na Praça Dom Eduardo, no Bairro Mercês, às 19h: mobilização para a Parada LGBT+
 
6 de agosto (sexta-feira)
Na Praça Jorge Frange, no Bairro São Benedito, às 19h: mobilização para a Parada LGBT+
 
7 de agosto (sábado)
Parada do Orgulho LGBTQIA+: Projeto Muito Além do Arco-Íris